NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Andador vantagens e desvantagens

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por rozinha em Qui Fev 17, 2011 6:10 am

Eu vi esse assunto em alguns diários, no da Bia (carlinha), no da Helena (Djane/Boadrasta), então resolvi abrir um tópico específico.

Tenho minha opinião formada: criança não precisa de andador. Mas, como aqui é um forum aberto a todas as opiniões, todas são convidadas a postar suas ideias e opiniões, que não precisam ser iguais a minha.

Achei um blog de uma mãe que usou andador, não consigo copiar o blog, mas o link é esse: http://franpage.blogspot.com/2008/08/andador-baby.html

Já o outro link condena mesmo o uso, http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Filhos/Noticia/O_andador_atrasa_a_vida_do_bebe.aspx?id=51629
O andador atrasa a vida do bebê?


Saiba mais a respeito das vantagens e desvantagens do uso do andador


Por Denise Gurgel

Há alguns anos, usar o andador era sinal de criança esperta e domínio do corpo. Porém, hoje se sabe que o uso do andador implica em atrasos no desenvolvimento sensório-motor, coordenação motora, além de contribuir com danos a integridade física.

Hoje sabemos que além do tradicional (circular), há também o andador vertical. O que não é adequado à criança é o tradicional, O andador indicado e seguro é o vertical, que respeita o aprendizado motor da criança, mas também deve ser oferecido em idade adequada.

A criança desenvolve-se motoramente em etapas sequenciais. Num primeiro momento, o bebê sustenta a cabeça, em seguida rola o corpo em bloco, arrasta-se, engatinha, fica em pé e termina por andar. Em todas essas fases, a criança está amadurecendo neurologicamente, além de seu corpo estar se alongando, fortalecendo e treinando coordenação para realizar o transporte de todas as posturas. Percebemos que, para andar, existe processo evolutivo predeterminado. Com o uso do andador, a criança é forçada a pular fases. Isso implica em atraso no desenvolvimento natural, visto que a criança deve passar por todas as fases de maturação neurológica.

Hoje em dia, sabemos que além do atraso motor a criança poderá sofrer atraso na aquisição da fala, simplesmente pela falha no desenvolvimento neurológico que se resume em andar-falar-pensar. Caso exista um atraso na locomoção, no futuro, a criança certamente apresentará dificuldades em vocalizar.

Outro malefício é que no andador a criança toca o chão apenas com as pontas dos pés, podendo causar atrasos na formação dos arcos plantares contribuindo para o pé plano, além de alterações ósseas nos pés. Outra região também afetada são os quadris que por sua posição de encaixe na calça do andador poderá levar a deformações.

O andador oferece uma falsa sensação de liberdade e estímulo adequado à criança. Muito pelo contrário, porque também contribui para atrasos no equilíbrio, coordenação motora fina, esquema corporal e orientação espacial, pois os limites físicos do andador impedem que a criança explore o ambiente e o autoaprendizado do conhecimento corporal.

Para a criança se desenvolver plenamente, são necessários estímulos através de brincadeiras e atividade no chão, para que os pequenos "treinem" as mudanças posturais. Atividades como essa necessitam de uma supervisão dos pais, tanto para estimular quanto para livrar os pequenos dos perigos escondidos em casa.

A criança precisa experimentar seu corpo livremente, sem uso de dispositivos e os "pequenos tombos" nesse sentido, são naturais e essenciais para ao aprendizado do esquema corporal, noção espacial e domínio do mesmo. Portanto, para estimular os pequenos, ofereça a ele uma combinação simples: sua presença e o chão!


Última edição por rozinha em Qui Fev 17, 2011 7:37 pm, editado 1 vez(es)

_________________
flower
avatar
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 47
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por lilix em Qui Fev 17, 2011 9:54 am

@rozinha: como eu postei no diario da carlinha, acho que a gente deve estimular o bebe atraves de brincadeiras, posturas, assim como texto mesmo explicou. Desde que a Lulu nasceu, fazemos aviaozinho com ela, para ela fortalecer a musculatura do pescoco e costas. Qdo ela comecou a ficar durinha com o pescoco, comecamos a fazer o treino de "dar a mao e sentar e levantar"... Qdo ela comecou a se interessar pelos brinquedos no carpete dela, comecei a treinar junto com ela, com as maozinhas e suas perninhass como virar de barriga para baixo e voltar.

Hj a Lulu esta quase engatinhando. Ontem deu os dois primeiros passos. (neste caso sozinha, sem a minha ajuda)

Eu nao contei para voces, mas eu faco aqui na India toda a semana um grupo de bebes para brincar e assim a gente consegue ter uma comparacao bacana de desenvolvimento. Todos na mesma idade que a Lulu ou dois meses para frente. Somos em 7.

Tenho uma amiga que fez o mesmo com o filhote, treinou com ele e treina...Ele esta com 8 meses, eh super curioso e ativo mas ainda nao engatinha....

Ja outra bebe tbm da idade da Lulu nao consegue virar ainda, mas a mamae tbm nao da um incentivo...

Dai eu pergunto: eh falta de estimulo ou o bebe mesmo? Eu acho que a gente pode dar um impulso, mas nao forcar. No fim quem vai ditar o que o bebe pode ou nao fazer eh ele mesmo, ou seja, a maturidade do seu corpo. Wink

avatar
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 38
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por rozinha em Qui Fev 17, 2011 11:17 am

é isso mesmo o que eu penso. Quem vai ditar as regras é o bebê, quero dizer em relação ao desenvolvimento dele.

Vc leu o blog da mãe que usou? Na verdade, ela tenta dizer que não faz tão mal assim, mas não vi a vantagem do andador...

Prá mim, seria um gasto desnecessário.

_________________
flower
avatar
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 47
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Djane Senna em Qui Fev 17, 2011 4:50 pm

Bem, na minha opinião, não ví nenhum desses prejuízos aos meus filhos

Eu cuido de bebês desde os 10 anos de idade, tenho 07 irmãos vivos, mas já fomos 11! e como resultado 28 sobrinhos. No começo minha avó me orientava, então em meio esses ensinamentos, ela me ensinava técnicas para endurecer pescoço e coluna já na primeira semana de nascido.

Com meus filhos, apliquei tudo q aprendí com minha avó, inclusive essa técnica para endurecer pescoço e coluna, tanto q eles com uma semana, já ficavam de bruços com a cabeça em pé (claro q poucos minutos) Era tanta coisa que a vovó mandava fazer, ajeita o pescoço, ajeita a coluna, ajeita a perna, ajeita a cabeça, jisus...e os banhos aromáticos? Era um horror de ervas! Para evitar mau olhado, quebranto, dor de barriga, isso e aquilo.
Fralda pendurada no teto...pozinho no umbigo, faixa no umbigo para ter cintura e não quebrar a barriga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tantas crendices.

Então nunca percebi nenhum prejuízo nas colunas, pernas, ou atraso na coordenação motora dos meus filhos.

A Helena ficou super-feliz de ficar no andador...Corria igual uma louca, kkkkkkk Hoje ela corre como uma louca, mas sozinha, sem andador

Ela usou o andador durante pouquissimo tempo, no máximos uns 45 dias, aí começou a se arrastar de barriga, rolar, comprei uns tapetes emborrachados, mas ela gostava do contato com o chão mesmo, em qualquer lugar q a gente vá, ela quer estar no chão cru...

O João é uma criança estranha, (kkkkkkkkkkkkkkk), ele gostava de tomar choque, caiu da escada no andador, e ainda achou graça? Foi até bom, q ele nunca mais foi para a beira da escada e quis aprender a descer a escada assim q começou a andar.

Então resumindo:

Para mim, não houve nenhuma desvantagem, massss cada criança é diferente da outra, eu por exemplo era uma criança super inteligente, aprendí a ler e escrever aos 05 anos, e aos 06 estava na 2ª serie, e aos 16 estava encerrando o ensino médio. Mas sempre senti uma cobrança ferrenha, e achei isso muito ruim

Meu filho Raphael foi avaliado por vários profissionais e diagnosticado como Superdotado, eu não quis colocá-lo em series mais avançadas achando q seria o melhor para ele, pois assim poderia ter bastante tempo para brincar, coisa q eu não tive
Resultado: Ele está no 8º ano, e tem DDA, porque não tem incentivo na escola, as atividades da serie dele são banais demais. Ele copia os deveres do quadro e já responde, e fica sem o que fazer na sala, então....sai de baixo...A psicologa q está atendendo ele hoje, diz q o certo teria sido deixar q ele avançasse algumas series quando pequeno...

Então, eu acho que não dá para saber ao certo se vai ser bom ou ruim, não dá para saber o que o bebê quer, só vamos saber se arriscar.








avatar
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 40
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Djane Senna em Qui Fev 17, 2011 4:54 pm

Gente, esse é só as minhas experiências, ok? Não estou dizendo q ninguém deve usar ou não.

PS:Só para não ter mal entendido, né?

Beijocas
avatar
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 40
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Lilly em Qui Fev 17, 2011 6:25 pm

Minha experiencia:
Aqui na Australia o andador e totalmente condenado e ate dificil de ser encontrado e os livros dizem que nao e bom bla bla bla.

Gente, eu acho que tudo que se faz em exagero nao e bom....ficar na cadeirinha sentado muito tempo nao e bom, ficar deitado muito tempo nao e bom, ficar no pula pula muito tempo nao e bom e ficar no andador o dia inteiro nao e bom....MAS se a gente faz as coisas em doses moderadas EU acho que nao ha problema algum.

Acho que cada bebe se desenvolve so seu proprio ritmo...no grupo de maes que participo aqui todos os bebes tem praticamente a mesma idade e sao TAO diferentes...tem umas menininhas que ja correm pra la e pra e pra ca e ja tem 50 dentinhos e outras que ainda estao aprendendo a ficar na posicao de engatinhar....sou a favor de deixar a crianca a vontade, se desenvolvendo no seu ritmo, mas e claro que a ajudamos estimulando com brincadeiras, etc....

Voltando ao andador: o Christian acabou ganhando um andador de uma amiga que ia jogar fora. ELE ADORA! Voa pela casa....e eu uso uma vez ou duas por dia (quando estamos em casa) so para eu ter tempo de fazer algumas coisinhas tipo por roupa na maquina de lavar, esvaziar a lava louca, enfim....tarefinhas domesticas....acaba sendo meio que uma comodidade para mim, pra ser sincera...mas nao posso dizer que vejo vantagens, (eu nao compraria um!) ele ja esta engatinhando e adora o chao cru, como a Djane disse e ja fica em pe sozinho, se apoiando...

Acho que se a gente deixar a crianca o dia inteiro no andador e claro que veremos as consequencias....

_________________


Minha afilhadinha chegou!!!!! Que linda!!!!!
avatar
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 39
Data de inscrição : 16/06/2009

Ver perfil do usuário http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Djane Senna em Sex Fev 18, 2011 10:54 am

Meus filhos nunca ficaram o dia todo, acho q nunca ultrapassou as 03 horas, eles usam mais como recreação mesmo, um tempo no andador, um tempo no tapete emborrachado, um tempo no chão, e assim vai

Exemplo Helena:

Dormia até 09/10 horas da manhã, acordava, tomava banho, ia para o andador, dava meio dia, tomava banho, mamava e dormia até umas 04/05 horas da tarde, acordava ia passear, voltava lá pelas 18/19, ia brincar no tapete até 21 horas.
avatar
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 40
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por carlinha em Sex Fev 18, 2011 5:16 pm

Ai genteeeeee!!! Toda essa estória tá me deixando pior ainda. A questão é, não estou forçando, coloco um pouco porque aluguei e está aqui. Ela fica o tempo que quer e quando não quer eu tiro.

Eu estimulo muito a Bia a andar, ficar em pé, engatinhar e tal. Mas ela simplesmente não faz, não quer sei lá. As perninhas não ficam em pé e ela não tem interesse nenhum. Se está no chão sentada logo enjoa ou deita e rola pra pegar o brinquedo. Dar passinho então, nem vou falar, afinal ela nem fica em pé no chão. E não faz nem comigo segurando e nem com o andador. Ela ás vezes fica em pé nele por segundos e senta. Pra ela, ele é uma cadeirinha com brinquedos que acende.
Se é normal, se ela está atrasada, se o erro tem sido meu, eu não sei. Só sei que me preocupo em ver outras crianças fazendo sim. Coisa de mãe mesmo.
Sei que cada um tem seu tempo e ela faz outras coisas que outras crianças da idade dela não fazem. Ela praticamente fala. Pergunto se ela quer algo q ela diz: Qué". E sabe que quer, porque quando não quer, ela balança a cabeça. Ela fa "neném", "mamãe", "papai". Dança quando toca música, da tchaud esde que tinha 6 meses e mais um monte de coisa.
Mas andar não e nem ficar em pé. Nem comigo segurando.

A questão que o andador foi pra me aliviar um pouco, pq me senti culpada quando ouvi dizerem que ela estava atrasada, que podia ter algo nas perninhas e etc...

Talvez o andador possa prejudicar, assim como o não uso possa atrasar. Não sei. O que sei se estou errando agora é porque quero muito acertar. E seja o que Deus quiser.rs

avatar
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 34
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://tinotilim.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por pandora77 em Sab Fev 19, 2011 7:14 am

O que o ped disse?
Vc procurou textos na net?

Eu andei com mais de um ano e sou normal, sei q é difícil, mas ensaie uma resposta e dê sempreq te encherem o saco.
O povo fala tentando ajudar, mas muitas vezes nem sabe o q fala.

Ontem e\um amigo veio me dizer preu dar LM pq o filho dele tomou até 1a6m e num tem carie affraid beeem, nem argumentei , mas eu num tenho carie e num tomei LM dia nenhum da minha vida...
avatar
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 40
Data de inscrição : 14/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Djane Senna em Sab Fev 19, 2011 10:57 am

@Carlinha: Eu sei exatamente o que vc está passando...

Quando engravidei da Helena, a Celeste estava com apenas 02 meses, aí vc já imagina o falatório, né? Afinal, ninguém tem nada a ver com a vida de ninguém, como no seu caso, super chato as pessoas ficarem tipo te cobrando.

Mas acho q não houve intenção de polêmica ao abrir o tópico, é só para compilar experiências para as futuras mamães.




avatar
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 40
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por carlinha em Sab Fev 19, 2011 1:12 pm

Nããããoooooo, mas nem falei nada pra vcs aqui não. Foi só pra desabafar mesmo. É que ontem foi um dia difícil, a mulher me perguntandos e minha filha tinha problemas, eu morreeeeeeennndo de medo de estar grávida. Foi ukm chorôrô só. Mas ainda bem q eu e marido tivemos uma conversa e nós sabemos que ela tá bem, que vai sim andar na hora certa e que eu nãããããoooo estou grávida (fiz o teste de farmácia).

Beijos e desculpe o desabafo, viu meninas!!!
avatar
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 34
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://tinotilim.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Djane Senna em Sab Fev 19, 2011 1:38 pm

@Oô claro q pode desabafar, muié

Todas passamos por momentos desse tipo
avatar
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 40
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por carlinha em Dom Fev 20, 2011 1:45 pm

I love you
avatar
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 34
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://tinotilim.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por lilix em Dom Fev 20, 2011 10:04 pm

@carlinha: foi o que eu escrevi para voce, sua filha eh perfeita e tudo vai vir no seu tempo!!! Abraco em voces duas! PS: se alguem perguntar se sua filha tem algum problema vc nao responde, muda o topico do assunto.. Do tipo

Mulher sem nocao: ah, a sua filha tem alfum problema? ta atrasadinha ne?
Voce: e a sua mae, como esta? alien
avatar
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 38
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Lilly em Seg Fev 21, 2011 12:08 am

Carlinha, devia ter respondido que naquele momento, o unico problema era a presenca dela...mulher maluca!

Sua filha e perfeita querida, logo logo vai estar te dando o maior trabalho correndo pela casa!!!!

_________________


Minha afilhadinha chegou!!!!! Que linda!!!!!
avatar
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 39
Data de inscrição : 16/06/2009

Ver perfil do usuário http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por carlinha em Seg Fev 21, 2011 6:47 am

Obrigada queridas!!!
É, mas na hora fiquei meio sem ação e marido fez uma cara de bravo, aí só respondi: NÃO!. O pior foi que ela começou a falar da neta que andou com 9 meses e ficava em pé desde o quinto. Ai ai...
Falei que precisava subir pra dar mamar a Bia...rsrrsrsrsr


avatar
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 34
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://tinotilim.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por rozinha em Seg Fev 21, 2011 11:23 am

Bom, em primeiro lugar, não quis "atacar" ninguém, menos ainda a carlinha ao iniciar este tópico. Como eu vi o assunto no diário da Bia, resolvi abrir um tópico específico para isso, pq mais tarde é mais fácil de achar do que lembrar em qual diário estava escrito isso - foi simplesmente essa a intenção de abrir este tópico.

Outra coisa: eu acredito que num fórum, é importante a gente ouvir quem pensa diferente de nós. Ter uma segunda opinião até para auxiliar a gente a formar a nossa. Eu já tinha lido sobre a DJane, que usa o andador (andajá, né?) e aprova, acha ótimo para os filhos dela. Eu não usei e acho que foi uma ótima escolha. E aí, cada um lê os depoimentos e veja qual é o melhor para si.

@carlinha: cada criança tem um desenvolvimento próprio e somente o médico poderá dizer que tal fase está atrasada ou não (acho que falei isso no seu diário). Vizinha, tia, avó e até nós aqui do fórum não podemos pré-julgar. Tem criança que anda aos 9 meses (e não significa inteligência acima da média) tem criança que anda aos 1 ano e meio (e não significa que tenha atraso).
Teve muitas coisas que meu filho fez que eu achei bem precoce, assim como teve outras que ele fez beeeem depois de outras crianças. Normal e simples assim.

_________________
flower
avatar
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 47
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por carlinha em Seg Fev 21, 2011 12:28 pm

Mas nem vi seu tópico com esse objetivo, viu! Só acabei por desabafar naquele momento, mas nada haver com vcs. E acho importantíssimo essas discussões aqui.
avatar
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 34
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://tinotilim.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por rozinha em Seg Fev 21, 2011 1:41 pm

Wink

_________________
flower
avatar
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 47
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Rosangela em Qua Fev 23, 2011 8:44 am

Carlinha, que mulher ridicula hein!?
Vc devia ter respondido pra ela: quem tem problema é vc!!!!

As pessoas adoram se meter e dar palpites quando se trata de filhos.. Eu falei isso pro meu marido, em outros assuntos as pessoas se contem mais, mas em relação a filhos todo mundo quer falar algo, dar palpite...
Eu enchi o saco disso!
Hoje eu finjo que nem escuto sabia??!! to assim...rss


Meninas, pegando o gancho...não sei se vou usar andador ainda, mas em que idade pode começar a usar????
avatar
Rosangela
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1445
Idade : 41
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 27/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por pandora77 em Qua Fev 23, 2011 9:52 am

A título de curiosidade, vcs já viram um programa que tem na tv a cabo que é assim: a pessoa vive criticando como a outra cuida dos filhos/casa ( normalmente é o marido ou irmã ), aí ela tem que dizer como faria as coisas na casa e fica na casa 48hs.
Raramente dá certo Very Happy normalmente a pessoa passa a reconhecer como é dura a vida de quem ela critica.
avatar
pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 4041
Idade : 40
Data de inscrição : 14/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por carlinha em Qua Fev 23, 2011 10:02 am

Pois é, meninas. Mas quando são palpites construtivos, que vai nos ajudar, acho até válido. O problema é uma pergunta desse tipo. Achei de tão mal gosto. Mas, passou...

, eu não sei quando e se há uma data pra começar a usar o andador. Geralmente os pediatras são contra e as avós a favor...rsrsrsrs
Eu só coloquei a Bia agora, com 10 meses. Mas já ouvi dizer que foi muito tarde.

Beijos
avatar
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 34
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://tinotilim.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Rosangela em Qua Fev 23, 2011 10:55 am

Carlinha, francamente eu fiquei meio saturada dos palpites e hoje são poucos que consigo ver com bons olhos, depende muito da forma que a pessoa fala...
Sei que essa sensação vai passar, mas acho que enchi o saco...

Querida, obrigada pela informação...Smile
avatar
Rosangela
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1445
Idade : 41
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 27/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por rozinha em Qua Fev 23, 2011 11:28 am

@Rosângela: eu não pus o Daniel no andador, mas acho que teria que ser quando a criança já está firme, tentando ensaiar os primeiros passinhos. Claro que antes de ela andar, pois aí, não teria mais utilidade, né? Talvez por volta dos 10 meses... Converse com o pediatra da Marcelinha...
(Como o Daniel andou com pouco mais de um ano, teria sido um dinheiro jogado fora...) Talvez seja melhor vc alugar algum, caso opte em usar algum.

_________________
flower
avatar
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 47
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Djane Senna em Qua Fev 23, 2011 1:18 pm

Rosangela escreveu:Carlinha, que mulher ridicula hein!?
Vc devia ter respondido pra ela: quem tem problema é vc!!!!

As pessoas adoram se meter e dar palpites quando se trata de filhos.. Eu falei isso pro meu marido, em outros assuntos as pessoas se contem mais, mas em relação a filhos todo mundo quer falar algo, dar palpite...
Eu enchi o saco disso!
Hoje eu finjo que nem escuto sabia??!! to assim...rss


Meninas, pegando o gancho...não sei se vou usar andador ainda, mas em que idade pode começar a usar????

A Helena começou a usar com 05/06 meses.
avatar
Djane Senna
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1300
Idade : 40
Localização : Manaus Amazonas
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Andador vantagens e desvantagens

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum