NFP-Brasil
Seja bem-vindo(a) ao NFP-Brasil! Por favor logar-se!

Você ainda não tem uma conta no NFP-Brasil? Para se cadastrar basta clicar no botao 'Registrar-se'. Após a insercao de seus dados um e-mail lhe será enviado para a ativacao da sua conta!

Team NFP-Brasil

FATOR V DE LEIDEN - TROMBOFILIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FATOR V DE LEIDEN - TROMBOFILIA

Mensagem por Ne 17 em Qua Mar 09, 2011 4:57 pm

OLÁ MENINAS.....EU FIZ VARIOS EXAMES E EM UM EXAME CONSTATOU QUE EU TENHO O FATOR V DE LEIDEN.....ENTAO VI NA NET E RESOLVI COLOCAR A TODAS VCS.....
É LEGAL TODAS NÓS A FAZERMOS ESSES EXAMES P/ CONTATAR ESSE PROBLEMA ANTES MESMO DE ENGRAVIDARMOS....SÓ ASSIM PODEMOS EVITAR COMPLICAÇÕES COMO ABORTOS ETC....

Trombofilias

A trombofilia é uma condição hereditária ou adquirida que pode levar um indivíduo ao tromboembolismo. Recentemente, três importantes trombofilias hereditárias foram descobertas como sendo responsáveis pela maioria dos eventos tromboembólicos em pacientes sem risco aparente de trombose. A primeira, uma mutação no gene do Fator V de Leiden, é encontrada em aproximadamente 5% da população e é responsável por 20-30% dos eventos de tromboembolismo venoso. Esta mutação em homozigotos (dois alelos mutados) aumenta o risco de trombose venosa em até 80 vezes. Em heterozigotos (um alelo mutado) aumenta o risco 8 vezes. O uso de contraceptivos orais e as gestações aumentam estes riscos basais.

Na segunda, a mutação no gene da Protrombina é associada com o aumento da concentração da protrombina plasmática e aumenta o risco para tromboembolismo venoso e trombose cerebral. Indivíduos que possuem um gene alterado (heterozigoto) para esta mutação têm um risco 6 vezes aumentado de sofrer uma trombose venosa. O risco é consideravelmente aumentado pelo uso de contraceptivos orais e na gravidez.

Caso a mulher seja portador heterozigota para os dois genes (Fator V e Protrombina) o risco de um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) pode aumentar em 149X se a mesma fizer uso de anticoncepcional oral. Portanto, o exame de DNA de detecção da mutação para esses dois genes torna-se necessário em qualquer mulher que venha fazer o uso de anticoncepcional oral, que queira engravidar ou iniciar uma terapia de reposição hormonal.
Na terceira forma de trombofilia hereditária, a mutação no gene MTHFR (Metilenotetrahidrofolato redutase) é a mais freqüente causa do aumento moderado de homocisteína e pode ser encontrado em 5-15% da população. A mutação em homozigose esta associada a um risco 5-6 vezes aumentado de trombose venosa. A homocisteína é um fator independente no risco de arterioesclerose, derrame cerebral, doenças vasculares periféricas e cardiopatias.

Hoje essas mutações podem ser diagnosticadas por um simples exame de DNA. Toda mulher antes de usar anticoncepcionais orais ou engravidar deve realizar esse exame como triagem, pois a prevenção ainda é o melhor tratamento.

Como solicitar o exame de trombofilia hereditária?
Solicito exame para mutação dos genes Fator V de Leiden, Protrombina e MTHFR da paciente...

É necessário apenas um tubo tampa roxa (EDTA) de cada paciente, que pode ser armazenado em temperatura ambiente até o envio para o laboratório. Condições Predisponentes para a trombose venosa profunda:

1. Obesidade
2. Tabagismo
3. Idade maior que 40 anos
4. Indivíduos que já tiveram trombose previamente
5. Varizes
6. Uso de Anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal
7. Câncer
8. Gestação e período pós-parto
9. Indivíduos com anormalidade genética do sistema de coagulação
10. Imobilização por longos períodos
11. Hospitalização prolongada


Informações práticas para minimizar o risco de trombose
1. Manter o peso ideal
2. Ser uma pessoa ativa (praticar exercícios regularmente)
3. Evitar períodos prolongados de imobilidade:
- Viagens prolongadas de avião - tomar muita água para se manter hidratado, evitar bebidas alcoólicas, usar meias elásticas de nível moderado de compressão. 4. Não fumar
5. Controlar doenças médicas crônicas como o diabetes, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva.
6. Comunicar o médico sobre ser portador de trombofilia hereditária ou adquirida.
7. Não fazer uso de anticoncepcionais orais ou terapia de reposição hormonal.

Ne 17
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 3320
Idade: 37
Data de inscrição: 18/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FATOR V DE LEIDEN - TROMBOFILIA

Mensagem por rozinha em Sex Mar 25, 2011 12:55 pm

Muito bom vc postar esse tópico aqui, Neila, vale como alerta para todas nós. No meu próximo exame de sangue, vou pedir para verificar esse fator.

_________________
Dindinha do Heitor...
Mamãe de um menino lindo de 8 anos! Feliz!!!

rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 7988
Idade: 44
Localização: Brasil
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FATOR V DE LEIDEN - TROMBOFILIA

Mensagem por Ne 17 em Sex Mar 25, 2011 3:08 pm

Com ctz viu rosinha....pois isso me fez cair das pernas.....e o legal são as meninas postarem se ja fizeram esse exame e ja se fizeram o uso da clexane...por favor...divulgue p/ mim em outros topicos como o das treinantes p/ as meninas irem contando seus relatos...
bjaooo

Ne 17
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 3320
Idade: 37
Data de inscrição: 18/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FATOR V DE LEIDEN - TROMBOFILIA

Mensagem por KENIA ABREU em Seg Nov 12, 2012 12:03 am

Very Happy ISTO É MUITO SERIO!
EU SOU PORTADORA DE TROMBOFILIA,E SOFRI UMA EMBOLIA PULMONAR COM 26 ANOS. ESTIVE PRATICAMENTE MORTA,MAS DEUS FOI MAIOR NA MINHA VIDA!

OS MÉDICOS DISSERAM QUE EU NÃO PODERIA NUNCA ENGRAVIDAR E QUE TERIA QUE TOMAR ANTE COAGULANTE PARA O RESTO DA VIDA. SAI DO HOSPITAL GRATA A DEUS PELA MINHA VIDA ,MAS ARRASADA POR NÃO PODER MAIS TER FILHOS POIS SERIA MUITO ARRISCADO.

MAS NÃO ACEITEI ESTA SENTENÇA DOS MÉDICOS E PROCUREI POR OUTRAS OPNIOES ,E DEUS COLOCOU NO MEU CAMINHO QUATRO MARAVILHOSO MÉDICOS,QUE ACEITARAM O DESAFIO DE REALIZAR O MEU SONHO DE SER MÃE!! QUE FOI O HEMATOLOGISTA Sergio Schusterschitz da Silva Araujo, O ANGIOLOGISTA DR.ANTONIO CARLOS MOURA O CARDIOLOGISTA DR.HAROLDO FERREIRA DE CARVALHO E GINECOLOGISTA OBSTETRA DR.ANGELA ELIZABETH DE ANDRADE ( ESTES SÃO MEUS ANJOS DA GUARDA)

COM O APOIO DELES E SEVERO ACOMPANHAMENTO DURANTE TODA A GESTAÇÃO ,APESAR DE TODO RISCO E DE TODA EVENTUALIDADE QUE APARECEU COMO HIPERTENSAO ARTERIAL POLIDROMIA E INCHAÇO EM EXCESSO ,CONSEGUI TER O MEU SONHO REALIZADO!!!

CUIDEM MESMO E FAÇAM O EXAME,E NAO SE APAVOREM CASO DEEM POSITIVO,POIS HOJE EM DIA NEM ANTE COAGULANTE EU TOMO FUI LIBERADA PELO HEMATOLOGISTA!!!

TENHO SIM ALGUNS CUIDADOS QUE TENHO QUE TOMAR ,MAS NADA QUE FACA DA MINHA VIDA UMA LIMITAÇÃO!!!

KENIA ABREU
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 2
Idade: 34
Data de inscrição: 11/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FATOR V DE LEIDEN - TROMBOFILIA

Mensagem por Ne 17 em Seg Nov 12, 2012 8:48 am

olá Kenia.... mas vc teve q tomar a clexane durante a gravidez? e teve q tomar indutor?

Ne 17
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 3320
Idade: 37
Data de inscrição: 18/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FATOR V DE LEIDEN - TROMBOFILIA

Mensagem por KENIA ABREU em Seg Nov 12, 2012 7:18 pm

OLÁ NEILA!

OLHA A PRINCIPIO OS MÉDICOS DISSERAM QUE EU IA TER QUE TOMAR UMA INJEÇÃO POR DIA DURANTE TODA GESTAÇÃO!

MAS AI MEU ANGIOLOGISTA JUNTO COM MEU HEMATOLOGISTA,ACHARAM MELHOR IR ACOMPANHANDO A GESTAÇÃO,EU IA UMA VEZ AO MÊS NELES E SEMPRE QUE EU SENTIA ALGUM DESCONFORTO NAS PERNAS RETORNAVA ANTES,PARA ELE ESCUTAR O FLUXO SANGUÍNEO E VER A OXIGENAÇÃO DO SANGUE,FOI ASSIM DURANTE TODA A GESTAÇÃO E GRACAS A DEUS ACABOU QUE NÃO PRECISEI USAR A CLEXANE, E OLHA QUE EU TIVE HIPERTENSÃO GESTACIONAL,E POLIDROMIA,COM TRÊS MESES DE GRAVIDEZ EU ESTAVA TAO INCHADA QUE PARECIA NOS DIAS DE GANHAR,SRSRSRSR O INCHAÇO FOI TANTO QUE ADQUIRIR 35KG ATÉ O FINAL DA GESTAÇÃO!

USEI CLEXANE SÓ DEPOIS DO PARTO POR 15 DIAS!

SE VC FOR DE BH PODE PROCURAR ESTES MÉDICOS QUE FALEI NO OUTRO COMENTÁRIO ,VC ESTARÁ EM ÓTIMAS MÃOS!!! MAS SE VC NAO FOR PROCURE UM MEDICO QUE TE PASSE CONFIANÇA ,MUDE QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO ATÉ ACHAR UM QUE ALEM DE MEDICO, VC POSSA VER NELE UMA PESSOA SENSÍVEL,ESTES SÃO OS MELHORES E ABENÇOADOS POR DEUS!!

E NUNCA DESISTA DA MATERNIDADE POIS ELA NÃO IMPOSSÍVEL PRA NOS PORTADORES DE TROMBOFILIA, EU SOU PROVA DISTO!!

QUANTO AO INDUTOR TAMBÉM NÃO PRECISEI!! DEMOREI UM POUCO PARA ENGRAVIDAR PORQUE TENHO OVÁRIOS POLICÍSTICOS, SÓ USEI HORMÔNIOS NATURAIS PELA FITOTERAPIA O CHÁ DE GERMÃO TAMBÉM É ÓTIMO!

É BOM VC PROCURAR UM HOMEOPATA OU FITOTERAPEUTA PARA TE FALAR O QUE VAI SER MELHOR, PARA MIM FUNCIONOU!!!

OUTRA COISA OS PORTADORES DE TROMBOFILIA NÃO PODEM COM MUITO VERDE,SRSRRS COUVE, AGRIÃO ESPINAFRE ETC.... POIS ESTAS FOLHAS AJUDAM A ENGROSSAR O SANGUE!!!


KENIA ABREU
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 2
Idade: 34
Data de inscrição: 11/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FATOR V DE LEIDEN - TROMBOFILIA

Mensagem por Ne 17 em Ter Nov 13, 2012 8:09 am

oius é.... vdd mesmo.... eu tenho fator v de liden e resistencia a proteina C se nao me engano.... é q parei de tentar engravidar ...entao esqueci um pouco dos meus problemas.... nao sou de BH mas foi muito bom ouvir isso de vc sim!!!!
vou te passar meu msn por MP
um beijaooo

Ne 17
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 3320
Idade: 37
Data de inscrição: 18/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum