NFP-Brasil
Seja bem-vindo(a) ao NFP-Brasil! Por favor logar-se!

Você ainda não tem uma conta no NFP-Brasil? Para se cadastrar basta clicar no botao 'Registrar-se'. Após a insercao de seus dados um e-mail lhe será enviado para a ativacao da sua conta!

Team NFP-Brasil

Sogra intrometida

Novo Tópico   Responder ao tópico

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sogra intrometida

Mensagem por Vanessinha em Seg Jan 09, 2012 10:31 am

Sempre leio aqui a história de vocês, e aprendo muito com a experiência e conselhos que compartilham. Dessa vez, resolvi expor o que tem me afligindo também, para ver se podem me ajudar :.(

Namorei por seis anos, e hoje estou casada há oito meses.

Desde o namoro, minha sogra, apesar da aparente simpatia, disponibilidade e meiguice, hora e outra mostrava suas garrinhas, com comportamento e comentários maldosos e possessivos, vcs sabem como é... e eu sempre fingindo de morta para não ter problemas maiores, tentava ignorá-la, mas nunca escondi nada do meu namorado, hoje marido. Na presença dela me fazia de forte, mas dentro de meu coração só faltava explodir, sofri e chorei muito por isso. Sempre fui pé atrás com ela, apesar de respeitá-la, e haver espaço até para algum sentimento bom a seu respeito, mas como eu disse, sempre com o pé atrás, já na espreita, de alguma coisa ruim que ela pudesse fazer ou falar.

Quando começamos a nos organizar para casar, ela começou a ficar mais abusada ainda, com seus pitacos, muitas vezes eu fingia que nem ouvia, ou balançava a cabeça com sinal de positivo, mas na verdade, não levava nada do que me dizia adiante.
Ela se meteu no chá de cozinha, festa de casamento, casa...nunca declarei guerra contra ela, mas no entanto, já tive muitas discussões acerca disso com meu marido, pois acredito, que é mais adequado ele ser mais direto com a mãe, pq é filho. Se for eu a tomar alguma atitude, as chances de explodir serão bem altas, sem contar que com certeza a broaca vai pirar.

Ela quer competir comigo em tudo, como se eu fosse sua concorrente, como se seu filho, fosse seu "macho", eu tô com muita raiva gente, é sério! Ela não é casada, e vive com a mãe e vó. Logo, tenho três sogras dando pitaco, mãe, vó e bisavó do meu marido, rs, mas ela supera as outras duas.

Desde minha lua de mel, a mulher fica azucrinando, ligando toda hora, pode ser 6 hs da manhã em pleno domingo, meia noite, ou na hora de nossa intimidade, não importa! Até que de uns dois meses para cá deu uma melhorada, depois que meu marido deu uns gritos nela por causa da incoveniência. Mas eu não estou agüentando mais. Quando vão na nossa casa, é para opinar sobre minhas "bromélias que são amigas do mosquito da dengue", na arrumação do armário de cozinha, na casinha de cachorro, na pia se está com pratos sujos, nas roupas se foram lavadas, se temos comida ou se não temos, que horas estamos em casa, "pq meu filho não veio aqui em casa hoje?" , etc, etc, etc...

O que tem me conturbado também, e desde já, é que estamos planejando um filhote. Nossa vontade a cada dia vem crescendo, e eu estou começando a ficar paranóica, com medo da mulher tirar a paz e privacidade que precisaremos para curtir uma gravidez e os cuidados com filho. Até onde deixar ela ir como avó??? Ela é metida a dona da verdade e cheia de supertições.

O que fazer???? o que não fazer?

Sinto que estou murchando, definhando por causa disso, quase entregando os pontos. Meu marido concorda comigo, mas muitas vezes não tem sensibilidade para perceber o sofrimento que isso me traz, ele releva as chatices da mãe mais facilmente, pois é sua mae. Mas para mim está difícil, e relevar não tem sido mais o suficiente.

Eu amo muito meu marido, não quero que ele se distancie da família e nem quero me tornar inimiga dela, mas também não quero ser "adotada", não quero que achem que o fato de ter casado com seu filho, neto, bisneto, lhes dão o direito de intrometer na nossa vida e querer controlá-la.

Desculpem o textão!!!



Última edição por Vanessinha em Seg Jan 09, 2012 10:37 am, editado 1 vez(es) (Razão : erro)

Vanessinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 122
Idade: 28
Localização: Bahia
Data de inscrição: 07/11/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Jojoba em Seg Jan 09, 2012 11:30 am

Uau, sogras.....


Vc parece sensata, apesar dos abusos da sogra, ainda tem consideração a ela por respeito ao teu eposo. Isso é muito importante e tua sogra deveria se sentir uma mulher de sorte.
Mas elas nunca reconhecem.
E diante desse respeito pelo teu esposo é que eu digo que vcs três terão que se sentar e conversar para resolverem juntos esse problema.
Se vcs continuarem dando esse espaço todo pra ela, com certeza ela dará pitafo na criação de vcs com um futuro filho. se bobiar, vai se hospedar na tua casa por um tempo "definitivo".
As vzs o que falta é um bom, sincero e longo diálogo.

Que vc tenha sucesso com ela.

Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 6126
Idade: 32
Localização: Santa Catarina
Data de inscrição: 25/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Convidad em Seg Jan 09, 2012 11:59 am

Vanessinha, lendo sua história, pensei que fosse a minha! Sério mesmo!

Mas com uma diferença de que a minha, melhorou um pouco...

Até entendo a posição da jojoba de dizer que tem que conversar, mas no meu caso pelo menos, uma conversa era impossível! Porque? Porque simplesmente ela seria a vítima de tudo, negaria qualquer coisa, e choraria, pediria desculpas, colocaria eu e meu marido na maior saia justa e depois de uns dias, começaria tudo novamente!

O que fiz foi o seguinte: Telefone toca, vejo que é ela, falo pro marido atender. Ela vem no meu portão pedir algo, falo pro meu marido resolver. Ela precisa de algum favor, falo pro meu marido fazer... e assim fica a política da boa vizinhança, quase não nos vemos, mal nos falamos e ela fica numa boa com meu marido!

Quando engravidar, já vou deixar claro desde o início que "O filho é nosso, e nós que tomamos as decisões". Quero mãe e sogra só pra visita! Minha mãe ainda vou querer que me ajude nos primeiros dias, mas minha sogra só pra visita mesmo, e meu marido concorda totalmente comigo.

Se começar a vir demais aqui, querer dar palpite, não vou ser grossa, não vou tocar ela daqui, mas, vou sempre dizer que o baby tá dormindo e que não vou acordar ele agora pra ela ver, se ela já viu "ontem".

Gostando ou não, vai ser assim.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Vanessinha em Seg Jan 09, 2012 12:21 pm

Jojoba, já pensei várias vezes em mandar email para ela desabafando, sentar todo mundo para uma conversa, sensata, madura, pois não suporto falsidade, mas como a Lais B. falou, já é bem do estilo dela fingir que nada está acontecendo, dissimular, que ela é a vítima e que está sendo ofendida...mas estou quase fazendo isso mesmo viu, pela menos saberei que a minha parte fiz, daí se ela não quiser colaborar.............

Laís B., então temos muita coisa em comum mesmo, pois eu também faço isso que você falou, quando vejo que é ela, corro e passo o telefone para o meu marido, pois do que me adiantaria atender? O diálogo é sempre o mesmo:

Sogra: "Oi Vanessinha, tudo bem?
Eu: "Tudo bem, e vocês?"
Sogra: "Tô mais ou menos, tô sentindo isso, passei mal daquilo, tô tomando o remédio para aquilo, mas não passa... Meu filho tá aí, deixa eu falar com ele?"

......................... é osso!

Vanessinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 122
Idade: 28
Localização: Bahia
Data de inscrição: 07/11/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por pandora77 em Qua Jan 11, 2012 8:32 pm

sabe.. nem sei muito o que te dizer.. minha mae se intromete na educacao da minha filha... outro dia ela me disse: deixa q eu faço, vc nao sabe cuidar dela...
Fiquei pasma e dei uma resposta assim: nao me meti na educaçao dos teus filhos, nao se mete na dos meus.
Ela ficou ofendida, ams deu uma maneirada.

Quando vc tiver filhos vai ter que aguentar muitos conselhos, infelizmente. Se prepare. Todo mundo acha que tem conselhos a dar ( ate aí tudo bem) e que vc tem que segui-los( esse é o problema)! Até desconhecidos na rua já me deram opiniao.. ( "ela está com fome, isso é choro de fome")

pandora77
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 4022
Idade: 37
Data de inscrição: 14/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por quel b em Qua Jan 11, 2012 11:15 pm

minha sogra so parou de dar pitaco na criação do meu filho depois que discuti com ela e disse que do meu filho cuidava eu eu não coloquei filho no mundo pra ninguém criar.
ela mudou

quel b
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 1985
Idade: 31
Localização: porto alegre
Data de inscrição: 17/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por rozinha em Qui Jan 12, 2012 4:39 pm

é osso... Não sou a melhor pessoa para aconselhar em caso de relacionamento entre sogra e nora, mas se vc acha que não tem jeito nem clima para conversar, nem adianta, que não dá certo. Para dar certo, 1º vc tem que acreditar.

Não sofra por antecipação antes de engravidar: eu ju-ra-va que a minha sogra iria se intrometer na minha gravidez inteira, pq ela é auxiliar de enfermagem, e iria viver dando conselhos. E ela fingia que eu nem estava grávida, nunca fez nenhuma pergunta sobre a gravidez, nenhuma mesmo!

O que puder, deixa para seu esposo resolver, é a melhor saída. E eu li uma vez que quando alguém nos faz uma pergunta inconveniente (vc ainda não lavou a louça? o que foi que vc fez de almoço? Vc tá cuidando direito desse cachorro?) a melhor saída é por um sorriso no rosto e perguntar:
Por que quer saber? Não responda, contorne a situação, para a pessoa se mancar.

Bjus!

_________________
Dindinha do Heitor...
Mamãe de um menino lindo de 8 anos! Feliz!!!

rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 8121
Idade: 44
Localização: Brasil
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Vanessinha em Sex Jan 13, 2012 10:22 am

pandora77 escreveu:
Fiquei pasma e dei uma resposta assim: nao me meti na educaçao dos teus filhos, nao se mete na dos meus.
Ela ficou ofendida, ams deu uma maneirada.

Incrível como elas gostam de posarem de vítimas! rs

Eu apenas queria entender um pouco da lógica das mães, sogras, etc, para compreender por que gostam tanto de dar pitaco quando não solicitadas. Mas tenho uma opinião não formada a respeito, talvez acham que não somos tão competentes quanto elas...

Eu só sei que eu preciso adotar uma postura mais firme! Diplomática e firme, para desde já ir marcando meu território, rs

bjs


Última edição por Vanessinha em Sex Jan 13, 2012 10:40 am, editado 3 vez(es)

Vanessinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 122
Idade: 28
Localização: Bahia
Data de inscrição: 07/11/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Vanessinha em Sex Jan 13, 2012 10:27 am

quel b escreveu:minha sogra so parou de dar pitaco na criação do meu filho depois que discuti com ela e disse que do meu filho cuidava eu eu não coloquei filho no mundo pra ninguém criar.
ela mudou

Quel B, em geral fico calada, por que sei que se abrir a minha boca, vai ser para explodir também. Sempre fui muito pé no chão sob as dificuldades que poderia enfrentar no casamento, rotina, convivência, respeito, cultivar o amor, e coisa e tal, mas nunca tinha parado para pensar na bendita da sogra, pois no casamento dos meus pais esse não era o problema. E quando eu ouvia outras pessoas reclamando de suas sogras, pensava que era bobagem, achava até engraçado, hoje tô aqui pagando. Mad
bjs


Última edição por Vanessinha em Sex Jan 13, 2012 10:34 am, editado 1 vez(es)

Vanessinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 122
Idade: 28
Localização: Bahia
Data de inscrição: 07/11/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Vanessinha em Sex Jan 13, 2012 10:32 am

rozinha escreveu:
O que puder, deixa para seu esposo resolver, é a melhor saída. E eu li uma vez que quando alguém nos faz uma pergunta inconveniente (vc ainda não lavou a louça? o que foi que vc fez de almoço? Vc tá cuidando direito desse cachorro?) a melhor saída é por um sorriso no rosto e perguntar:
Por que quer saber? Não responda, contorne a situação, para a pessoa se mancar.
Bjus!

Rozinha eu sou mestra em sofrer por antecipação, quero resolver tudo logo, na hora, antes mesmo do problema existir na prática, apesar de eu não ser boba e saber que a probalidade delas envolverem na criação de futuros filhos é altíssima, já que se metem até na criação da minha cachorrinha!!!!!!

E gostei da ideia viu, vou fazer isso: Sorriso no rosto, cara de paisagem, "Por que quer saber?" Boa! Ser sem graça, com quem me deixa sem graça!

bjs




Vanessinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 122
Idade: 28
Localização: Bahia
Data de inscrição: 07/11/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Jojoba em Sex Jan 13, 2012 5:36 pm

Wink

Jojoba
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 6126
Idade: 32
Localização: Santa Catarina
Data de inscrição: 25/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por mzr em Sex Fev 24, 2012 9:50 am

Vanessa sua sogra parece ser mais direta q a minha.
Mais não tão intrometida, estou sem tempo agora de ler tudo mais voltarei aqui depois , Enzo me chama! beijos

mzr
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 1585
Idade: 31
Localização: Paraná
Data de inscrição: 12/01/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Pedido de Ajuda as parceiras

Mensagem por Fany em Qua Abr 18, 2012 10:13 pm

Olá gente
Estava aqui angustiada quando comecei a pesquisar uma resposta para meu dilema: como lidar com a sogra
Até que encontrei vcs e ler um pouco das suas experiencias e fizeram sentir que não estou sozinha e que muita gente sente isso tb...vejam só meu caso:
Namoro a 5 anos e estou noiva com casamento marcado para 2013. No início do meu namoro meu noivo era um pobre estudante que nem tinha se formado na faculdade ainda, assim como eu, mas 1 mes depois ele se formou e começou a estudar para concursos. Já sentia que ela me via como uma pedra no caminho dele e então começou a fazer de tudo para que ele passasse em um concurso fora. Até chegou a colocar ele namarra no carro para levar para SP e Curitiba para fazer provas e trabalhar longe. As vezes que eu fui na casa dela, no começo, ela tentava mostrar que gostava de mim mas era nítido que era puro fingimento. Até que ela decidiu fazer bodas no seu casamento...foi aí que vi que ela não me aceitava mesmo. Tínhamos 7 meses de namoro e ela não deixou ele ficar perto de mim em nenhum momento da festa e tampouco na cerimonia na igreja. Ele ficou com ela de mão dada, como se fosse o noivo, enquanto o marido do outro lado, largado. Gente já chorei tanto por isso, fiquei tão sentida que nossa...Até que ele começou a perceber e entrar em depressão, sufocado com essa pira dela e que ele não conseguia dominar. Gostava de mim mas não conseguia dominar a mãe. Ajudei ele, dei forças, fiquei do lado dele todo momento...ajudei nos estudos e hj ele é promotor, concursado e com um salário muito bom. Ela tentou me mudar tantas vezes arrumando todos os compromissos para mim na igreja, pq ela é super ultra mega religiosa. Já entrei cantando na igreja correndo e vestido de palhaço (sério msm), já fui convocada para ministrar algo que nem tenho conhecimento, chamada para tocar instrumentos que não sei....tudo, ela se supera.
Sabe o que é pior? nos preparativos do casamento. Ela quer decidir tudo. A igreja, a roupa, os convidados, o buffet, flores....eu não conheço o ap que vamos morar pq no dia marcado para conhecer meu noivo disse que ela queria ir junto. No dia na inauguração do prédio ela também foi, sendo que escolhas de casa e preparativos do casamento são coisas DO CASAL, assim acredito...não quis ir conhecer o ap pq não iria ser educada dela dizer: mas essa cozinha? só 2 quartos e quando os parentes vierem? no 3 andar sem elevador, não acho legal...!!!! porque tudo isso ela já deixou claro que não concordava.
Ai gente não aguento. Cheguei num ponto que terminei meu noivado por causa dela, que queria me mandar para São paulo para passar 3 dias na casa de parentes quando eu tinha que trabalhar, dar aulas....e para ela um não era motivo de briga. Meu noivo sabe de td isso e ele tenta colocar freios nela, mas é tão difícil gente nossa...
procurei psicóloga, fiz novena mais de uma vez....tudo, para tentar entender ela.
Nunca tratei ela mal e nem faria pq educação acho essencial, não teria coragem. É uma senhora, não faria mesmo isso. Mas o que mais me mal trata é guardar isso dentro de mim e não desabafar...
valeu
bju meninas

Fany
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 8
Idade: 29
Data de inscrição: 18/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por mzr em Qui Abr 19, 2012 11:06 am

Fany na minha opinião oq faltou no seu relacionamento foi uma imposição forte de sua parte, ótimo vc ter dado força p/ ele, mais vc deveria ter delimitado o seu território, não aceitar certas coisas e dizer mesmo! Ela aos poucos foi pegando o seu espaço e vc deixando, por não querer ser indelicada, ou mal educada, mais com certas sogras amiga, vc tem q se impor, pq senão elas assumem um lugar q não as pertence!
No final eu não entendi, vc terminou com ele, ou ainda estão juntos?

mzr
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 1585
Idade: 31
Localização: Paraná
Data de inscrição: 12/01/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Suzyf em Qui Abr 19, 2012 11:21 am

Fany, bom dia!
Não tenho experiência nesse assunto, minha sogra é um amor, mas tenho colegas em situação parecida (não tanto quanto a sua...). Na minha humilde e INEXPERIENTE opinião, seu marido é que deve cortar o cordão... mas se ela já sabe como você se sente, e nunca deu um basta, querida, deculpe, mas nunca vai dar!!! Vocês podem até se casar, mas as coisas vão piorar quando os filhos chegarem...
Converse direitinho com ele, de cabeça fria, se for tentar continuar, mude de cidade...
Que Deus ilumine seus passos.

Suzyf
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 1559
Idade: 33
Localização: São Paulo
Data de inscrição: 07/02/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Convidad em Qui Abr 19, 2012 12:18 pm

Fany, pra mim, quem tem que falar as coisas pra ela, é seu noivo. Ele é quem deve cortar os embalos da mãe, afinal ele é o filho e isso não geraria conflitos tão grandes.

Aqui em casa é assim, quem manda sou eu, mas quem fala as coisas pra sogra é meu marido, filho dela, porque mesmo que ela fique brava com ele na hora, ele é filho, logo passa! Se for com a gente às vezes podemos travar uma guerra pior do que a que estava acontecendo, indiretamente. E se não cortar agora, após o casamento a tendência é piorar, e muito!!!

Se bem que minha sogra depois que engravidei, melhorou muito... só me torra a paciencia esse negócio dela ficar falando pra todo mundo que quer ser avó de um menino... aff... mas uma hora passa, já aprendi a ignorar...

Boa sorte pra vc!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Fany em Qui Abr 19, 2012 12:36 pm

olá mzr
Terminamos sim por isso, mas ele não aceitou o termino e jura mudar...estou vendo tudo isso porque não me imagino um dia morando com ela e, na verdade, quem casa tem que estar preparado para um dia dar amparo aos velhinhos...
complicado !
obrigada a ajuda amiga!
bjus

Fany
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 8
Idade: 29
Data de inscrição: 18/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por Fany em Qui Abr 19, 2012 12:38 pm

Oi suzana
obrigada as dicas amiga
Então compramos um ap na cidade vizinha....mas ela disse que passa lá na frente todos os dias para ficar olhando, admirando o prédio....
nem mudamos ainda rsrsrsrs
é tão sem noção que as vezes acho engraçado!
bju e bom final de semana

Fany
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 8
Idade: 29
Data de inscrição: 18/04/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por mzr em Qui Abr 19, 2012 12:55 pm

Olha eu concordo com a Lais quem tem q falar as coisas p/ ela é ele!
Aqui em casa tbm é assim, rsrsrsrsr, mais eu é q conduzo até onde ela pode ir, tipo eu não to gostando do comportamento dela com o meu filho, eu pego e conto tudo p/ marido e mando ele fazer oq tem q ser feito ou falado...
No meu caso funciona!
Torço para q vcs se acertem e ela melhore!
Mais uma vez sogra chata, sempre sogra chata... rss

mzr
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 1585
Idade: 31
Localização: Paraná
Data de inscrição: 12/01/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sogra intrometida

Mensagem por rozinha em Qui Abr 19, 2012 3:28 pm

Fany, seja bem vinda. Vc tá com a faca e o queijo nas mãos, então aproveita. Seu noivo não aceita o fim do noivado? Então, senta com o fofo e explica, com toda a calma, que a intromissão da mãe DELE está atrapalhando o relacionamento de vcs. Não fale mal dela nunca, fale só do comportamento que vc não gosta. Não diga: Sua mãe é intrometida!, diga: não gosto quando sua mãe se intromete. E aponte soluções, tb, pq senão ele vai ficar perdido e sem saber "podar" a mãe.

Boa sorte.

_________________
Dindinha do Heitor...
Mamãe de um menino lindo de 8 anos! Feliz!!!

rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 8121
Idade: 44
Localização: Brasil
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Novo Tópico   Responder ao tópico
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum