NFP-Brasil
Seja bem-vindo(a) ao NFP-Brasil! Por favor logar-se!

Você ainda não tem uma conta no NFP-Brasil? Para se cadastrar basta clicar no botao 'Registrar-se'. Após a insercao de seus dados um e-mail lhe será enviado para a ativacao da sua conta!

Team NFP-Brasil

Chás podem ser abortivos, diz nutricionista

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chás podem ser abortivos, diz nutricionista

Mensagem por Clarissa em Ter Maio 12, 2009 1:34 am

No último domingo estava assistindo ao Sem Censura na TV Brasil e uma nutricionista falou sobre alimentação antes, durante e após a gravidez. Foi super interessante. Ela falou que mulheres que querem engravidar precisam consumir determinados alimentos, que gestantes que querem evitar que os bebês tenham cólicas ao nascer também precisam tomar cuidado com o que consomem, etc. Daí ela falou dos chás. Disse que pesquisas já comprovaram que alguns chás são perigosos para as gestantes. Entre eles estão o chá verde, chá de camomila, chá de hortelã...Vocês já ouviram alguma coisa sobre isso? Eu nunca tinha ouvido falar disso... Sou louca por chás e suspendi o consumo, por via das dúvidas. Vou perguntar pra médica na próxima consulta!

Clarissa
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 354

Ver perfil do usuário

Re: Chás podem ser abortivos, diz nutricionista

Mensagem por lilix em Ter Maio 12, 2009 2:41 am

@clarissa: já ouvi sim!Pprecisamos da Fiola para nos esclarecer melhor esse assunto!! I love you

Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5707

Ver perfil do usuário

Mensagem por rozinha em Ter Maio 12, 2009 10:32 am

@Clarissa: eu já sabia que chá de canela é abortivo, e por via das dúvidas, não consumi canela (em pó) durante toda a minha gravidez. Não sou tão fissurada em chá assim, então não sinto falta.

No fórum da Roberta, a Madatel falou de um chá de hibiscus, que diz que emagrece de verdade. Preciso emagrecer, mas tenho medo de ele ser abortivo, então vou esperar ter o bebê (que ainda nem foi gerado) para depois tomar.

rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 8108

Ver perfil do usuário

Mensagem por Clarissa em Ter Maio 12, 2009 6:23 pm

@Rozinha - eu tinha ouvido falar do chá de canela também. Eu como uma granola que tem canela... e às vezes como curau (que tem canela) Será que é perigoso? Nossa, tô ficando meio paranóica ou é impressão!!!?

Ah, não toma chá pra emagrecer agora não...Mesmo por que dizem que quando a gente amamenta emagrece super rápido. Depois que o outro baby vier, você pensa nisso!!

Clarissa
Participo com frequencia

Ver perfil do usuário

Mensagem por neni em Ter Maio 12, 2009 8:26 pm

meninas já ouvi falar que chá de canela é abortivo, agora quero saber que tipos de chás posso tomar antes e depois que engravidar pois não tomo café nem leite o que faço agora? pale

neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 3537

Ver perfil do usuário

Mensagem por rozinha em Qua Maio 13, 2009 11:13 am

@Clarissa: Eu perguntei para a médica se poderia ingerir canela em pó e ela me disse que era melhor não ingerir. como eu não tava a fim de pagar para ver, me abstive de comer qquer tipo de canela (em pó, em casca, chá).

@Charlene: realmente não sei te responder. Pergunte ao seu médico sobre os chás que vc toma agora se pode continuar. E tome muito suco.

rozinha
Aqui é como minha casa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Clarissa em Qua Maio 13, 2009 3:17 pm

@Rozinha - na dúvida eu também corto o que está sob suspeita

@Cha - você não toma leite? Qual é a fonte de cálcio da sua alimentação? Você come iogurtes, queijos, etc? Que bom que você não toma café! Por que grávidas nao devem mesmo consumir café. Eu sou "viciada" em café e foi super difícil parar de tomar, mas eu parei. Desde que decidi engravidar, não coloquei uma gotinha de café na boca!

Clarissa
Participo com frequencia

Ver perfil do usuário

Mensagem por rozinha em Qua Maio 13, 2009 5:07 pm

Clarissa escreveu:@Rozinha - eu tinha ouvido falar do chá de canela também. Eu como uma granola que tem canela... e às vezes como curau (que tem canela) Será que é perigoso? Nossa, tô ficando meio paranóica ou é impressão!!!?

Ah, não toma chá pra emagrecer agora não...Mesmo por que dizem que quando a gente amamenta emagrece super rápido. Depois que o outro baby vier, você pensa nisso!!

O problema é que já estou muito acima do peso... Exclamation Precisava emagrecer antes de engravidar...

rozinha
Aqui é como minha casa

Ver perfil do usuário

Mensagem por neni em Qua Maio 13, 2009 9:16 pm

tomo muito pouco leite só se for com chocolate dos derivados eu gosto principalmente iorgute mas café nem pensar kkkkkkk, também adoro sucos de todos os tipos e frutas adoro frutas e que mais posso acrescentar a minha alimentação?

neni
Aqui é como minha casa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Clarissa em Qui Maio 14, 2009 12:47 am

@Cha, gostar de frutas, sucos e iogurte é ótimo! O ideal é nao tomar refrigerantes, café, bebida alcoólica,frituras. Quanto mais saudável a alimentação, mais saudável o corpo e o bebê! Sabe o quer seria legal, procurar uma ótima nutricionista, daquelas que são referência mesmo!! É comprovado que alguns alimentos estimulam a gravidez, ajudam na ovulação, na concepção, etc. E durante a gravidez também tem alimentos que são ótimos! Decidi marcar uma nutricionista pra me ajudar a elaborar um cardápio mais saudável, foi sugestão da minha obstetra hoje!

Clarissa
Participo com frequencia

Ver perfil do usuário

Mensagem por neni em Qui Maio 14, 2009 8:24 pm

que legal clarissa vou fazer isto mesmo quem sabe no próximo mês sou eu e meu pimpolho

neni
Aqui é como minha casa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fiola em Sab Maio 16, 2009 9:37 am

Boa parte dos chás estimulam o útero, por isso muitos médicos, nutricionistas & Co alertarem para eles na gestaçäo, proibindo-os. Desses aí que vcs citaram, a canela é estimulante do útero; a hortelä corta a produçäo de leite (daí melhor evitar antes e, principalmente, depois do nascimento); chá verde é estimulante, contém cafeína, teobromina, teofilina – alcalóides, estimulantes sobre o sist. nervoso central (väo parar no baby tb, é claro, por isso melhor evitar) e vasodilatadores; hibiscus para emagrecer? kkkk… o único efeito do hibiscus que ajudaria aí é o efeito laxante, por conter ácido organico, e isso só qdo consumido em gde qte, com certeza näo faria mal durante a gravidez se tomado em pouca qte, uma xíc. ao dia, por ex.; o mesmo para a camomila, que é um excelente remédio estomacal.
Meninas, na gravidez, vcs devem evitar tudo o que é em excesso. Se vcs consumirem, por ex., arroz doce polvilhado com canela, com certeza näo haverá problema.Agora se vcs consumirem o mesmo muitas vezes ao dia, ou tomarem o chá de canela várias vezes ao dia e por dias a fio, bem, aí o negócio é outro…
Já conheci grávida que näo conseguiu abdicar do café matutino e mesmo assim näo teve problema com o baby, mas tb limitou-se a uma xícara matinal e só. Ps.: eu näo conseguia nem sentir o cheiro de café durante a minha gravidez, quem me dera tomar! Aqui, de novo, eu cito, o que vale é a dosagem e a freqüência, tudo que tem efeito tem um efeito-colateral, portanto nada de exageros com ervas, mas qdo essas ervas típicas de cozinha säo usadas como tempero, em pouca qte e de vez em qdo, näo há problema.
E quem, mesmo assim, deseja ingerir chá durante a gravidez 3x vezes ao dia, entäo opte pelo de erva-doce, que é o mais seguro.
Tema longo e controverso, né? daria pra fazer uma lista imensa de ervas más e menos piores na gravidez... bounce

Fiola
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens: 85

Ver perfil do usuário

Mensagem por lilix em Sab Maio 16, 2009 11:25 am

@Fiola, obrigada mais uma vez por tirar as nossas duvidas!!! Meninas; o jeito eh nao exagerar!!!

Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5707

Ver perfil do usuário

Mensagem por Baby Blue em Sab Maio 16, 2009 11:33 am

Eu não gosto de chá... Aliás, de nada quente...rs
Mas vim aqui ler o post...
Super esclarecedor, fiola... É sempre bom estar por dentro dessas informações...

Baby Blue
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 358

Ver perfil do usuário

Mensagem por Clarissa em Sab Maio 16, 2009 8:14 pm

@Fiola e o chá de erva cidreira (da erva cidreira tipo mato)? É o meu predileto. Uma xícara a cada dois dias tá liberado? É que tá frio agora e eu sinto falta de tomar meu chazinho pra dormir. Mas eu abro mão de tudoo que for prejudicial. O café eu cortei totalmente. A médica falou pra dar um golinho se tiver vontade, mas eu preferi não arriscar e cortei totalmente, no dia em que decidi ficar grávida. Eu tomava quase meio litro de café por dia!!!!

Clarissa
Participo com frequencia

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fiola em Dom Maio 17, 2009 2:11 pm

@Clarissa,
acho que vc está se referindo ao capim-limäo, näo é? Veja aí a foto dele...
Erradamente chamado de erva-cidreira no Brasil. A erva-cidreira verdadeira (Melissa officinalis) é liberada na gravidez, é até componente de chás para grávidas aqui na Alemanha. O capim-limäo (Cymbopogon citratus) tem o gosto e o cheiro parecidos com o dela - há componentes em comum, como o citral, geraniol, acho que é por isso que o pessoal aí troca os nomes.
Vc pretende tomar por dias seguidos ou só de vez em qdo? Se for o primeiro caso, eu desaconselharia, melhor entäo optar pela melissa. Se for o segundo caso, näo há problema.
O ‘x’ da questäo do capim-limäo é que ele estimula a lactaçäo. Médicos desaconselham-o por agir sobre o útero, relaxando-o, mas esse näo é o problema, a melissa tb ‘relaxa o útero’, é anti-espasmódica e mesmo assim näo é problemática durante a gravidez. Já o capim-limäo, por ter efeito lácteo (de mecânismo desconhecido), pode estar ligado de alguma forma com hormônios que agem na produçäo do leite, conseqüentemente auxiliam no parto, contraindo o útero: prolactina, oxitocina. Veja bem, isso säo suposiçöes minhas. O Dr.Silvio Panizza, por ex., recomenda o uso do capim-limäo na gestaçäo, por atuar como estimulante lácteo (ps.: eu tenho o livro dele aqui em casa, ‘Plantas que curam’). Eu, ao contrário dele, penso que deva ser evitado durante a gravidez e se consumido, entäo somente de vez em qdo. Já durante a amamentaçäo ele com certeza seria de gde ajuda.
Meio litro de café ao dia, vixe! E agora? vc consegue sentir o cheiro dele? Eu passava muito mal com isso... pale

Fiola

Ver perfil do usuário

Mensagem por Clarissa em Dom Maio 17, 2009 6:30 pm

@Fiola, você é uma enciclopédia! Wikifiolapédia. Hahahaha

Esse aí mesmo. Antes eu tinha esse matagal na frente de casa, mas foi preciso arrancar por causa de uma obra e eu passei a comprar o de saquinho. Eu costumava tomar uma xícara de chá toda noite, fizesse calor ou frio. Era desse aí, às vezes hortelã, às vezes camomila e erva-doce. São meus prediletos. Não gosto de chás daqueles misturados de frutas, etc. De melissa eu gosto, mas quase não tomo.

Mas eu parei totalmente agora. Fiquei meio encanada, justamente por que não há consenso, cada um fala uma coisa. É que nem o café. TEm gente que fala que uma xícara por dia não tem problema, tem gente que fala que não se sabe ainda exatamente que tipo de efeito essa única xícara pode exercer sobre o bebê.

Então o negócio é tomar capim-limão na véspera do parto? Alguns litros? ahahaha

Bom, por via das dúvidas, vou tomar só se der muuuuita vontade. Quando leio "melhor tomar só de vez em quando", opto por parar totalmente.
Agora eu estou tentando substituir a xícara noturna de chá por uma xícara de leite, pq sei que o cálcio é fundamental. Vou tentar deixar pra tomar o chá quando for amamentar. Bom saber que chá de campim limão é bom pra amamentar!! Tem algum outro chá que é bom na amamentação?

Então, mulher, que loucura foi essa? Eu resolvi engravidar e parei de tomar café. No começo dava muita vontade...eu sentia o cheiro e queria beber direto no bule, tinha que sair de perto pra não sucumbir à tentação. Mas depois de algumas semanas o cheiro do café começou a me dar enjoo, principalmente do café "velho", que fica na garrafa muito tempo, ou quando fica um restinho na xícara durante algumas horas...sabe? Será que peguei aversão ao café? Seria ótimo, pois é (ou era?) meu único vício e eu adoraria me livrar dele!

Clarissa
Participo com frequencia

Ver perfil do usuário

Mensagem por rozinha em Seg Maio 18, 2009 10:55 am

Eu também parei com o cafezinho (imagina funcionária pública sem tomar café...) e estou meio perdida se posso tomar chá mate ou não. Por via das dúvidas, não estou tomando.

rozinha
Aqui é como minha casa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Clarissa em Seg Maio 18, 2009 11:56 am

@Rozinha - pra mim foi meio complicado cortar o café e o chocolate, por que são duas coisas que eu realmente gosto. Mas como eu cortei no dia em que meu marido falou "vamos ter um bebê?", ficou mais fácil, pois quando engravidei já estava acostumada com os novos hábitos.
Acho queo o melhor que você faz é isso mesmo, cortar antes de engravidar.
Ja ir mudando os hábitos alimentares!

Clarissa
Participo com frequencia

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fiola em Seg Maio 18, 2009 3:01 pm

Clarissa escreveu:Fiquei meio encanada, justamente por que não há consenso, cada um fala uma coisa. É que nem o café. TEm gente que fala que uma xícara por dia não tem problema, tem gente que fala que não se sabe ainda exatamente que tipo de efeito essa única xícara pode exercer sobre o bebê

@Clarissa,
é compreensível que ‚cada um fale uma coisa‘, tudo o que se sabe até os dias atuais em relaçäo à medicaçäo (chás säo medicinais tb!) durante a gestaçäo, amamentaçäo e tb em crianças, sabe-se por experiência, porque estudos clínicos mesmos näo existem com esses grupos, säo por lei proibido. Óbvio e absolutamente compreensível.
Fica realmente difícil para um obstetra afirmar algo com 100% de certeza para a gestante, sendo que ele mesmo näo dispöe de dados (oficiais) que o orientem nesse sentido. O que existe, principalmente na net, säo meras opiniöes, nada de objetivo. Por isso, cuidado com o que vc lê por aí…

A mistura clássica de chá na amamentaçäo para aumentar a produçäo do leite é: funcho/erva-doce (Foeniculum vulgare), alcarávia, Kümmel (Carum carvi) e anis (Pimpinella anisum). Querendo vc pode acrescentar o capim-limäo ou a melissa para dar aroma…

Ps.: Wikifiolapédia… Hahahahahahaha… 10! Laughing Laughing Laughing

@rozinha,
Perdi alguma coisa neste fórum aqui? Vc está gravida??? Shocked Parar com o chá-mate por quê? Se for por causa da gravidez, sim, vc está muito certa.

Última edição por Fiola em Seg Maio 18, 2009 4:35 pm, editado 1 vez(es)

Fiola

Ver perfil do usuário

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: