NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Gripe H1N1 na gravidez

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Patyta em Ter Jul 07, 2009 9:18 am

Gripe H1N1 na gravidez

A gripe suína é mais perigosa em grávidas?


O vírus da gripe tecnicamente conhecida como influenza A H1N1 é tão novo em seres humanos que os especialistas de todo o mundo ainda não têm dados concretos suficientes para determinar com certeza quem corre mais risco de desenvolver complicações por causa da doença.

O que se sabe é que algumas mulheres grávidas morreram durante a pandemia da doença e que gestantes integram o grupo de risco maior de ter complicações decorrentes de gripes em geral.

Há relatos de mais mortes relacionadas a gripe entre grávidas, de mais abortos espontâneos e de mais partos prematuros seguindo-se às pandemias de 1918-1919 (gripe que ficou conhecida como gripe espanhola) e de 1957-1958.

Não haviam sido registrados casos de malformação em bebês com a gripe H1N1. O risco maior é para a saúde da mulher. Mas, se a mãe não estiver bem, o bebê acaba sofrendo também.

Diante disso, autoridades sanitárias internacionais e do Ministério da Saúde do Brasil partem do princípio de que as gestantes, assim como idosos e crianças, têm mais chances de complicações devido à gripe suína, e tomam cuidados especiais no tratamento.



Que tipo de complicação pode ocorrer?

É importante lembrar que uma gripe na gravidez não é sinônimo de que mãe ou bebê estejam imediatamente sob risco. Muitas mulheres que pegam gripes acabam não tendo nenhum problema, fora os desconfortos já conhecidos, como tosse, febre e mal estar. Porém, estatisticamente falando, grávidas têm sim maior probabilidade de apresentar um caso mais grave de gripe do que pessoas em geral.

Durante a gravidez, um quadro de gripe pode piorar rapidamente e ser complicado ainda mais por infecções como uma pneumonia.



Tem algum jeito de evitar a gripe suína?


Infelizmente ainda não há vacina específica para o vírus H1N1, que provoca a chamada gripe suína, mas simples medidas de higiene podem ajudar.

São elas:

• Lave as mãos com frequência, principalmente antes das refeições. O ideal é usar água morna e sabonete. Esfregue os dois lados das mãos por ao menos 15 segundos e enxágue com bastante água. Quando não tiver acesso a água e sabão na hora, carregue com você um gel anti-séptico para as mãos à base de álcool, ou então lenços umedecidos.

• Evite colocar as mãos no nariz, olhos ou boca. Você pode até achar que suas mãos estão limpas, mas, se elas encostaram em uma maçaneta, xícara ou porta de geladeira ou banheiro que alguém contaminado tocou, o vírus pode ter sido passado para suas mãos e contaminá-la.

• Vírus e bactérias podem sobreviver por duas horas ou mais em superfícies como torneiras ou telefones. Por isso, lavar as mãos com frequência é uma medida que ajuda a evitar infecções de um modo geral.

• Não beije ou cumprimente com as mãos pessoas gripadas. Se não tiver jeito mesmo, lave bem as mãos logo depois.

• Abra todos os dias as janelas de casa e mantenha os ambientes bem arejados.

• Evite multidões e locais com concentração de pessoas, especialmente os fechados (isso vale para o transporte público, principalmente em áreas afetadas). Se trabalhar em locais fechados, peça para que as janelas sejam abertas e procure ficar perto delas, no lugar mais ventilado do ambiente.

• Evite viajar para áreas sabidamente afetadas.

• Não tussa ou espirre em suas mãos, porque elas ficam então cobertas de vírus, que pode ser facilmente espalhado para outras pessoas. A recomendação é cobrir o nariz e a boca com papel higiênico ou lenço de papel ao espirrar ou tossir e depois jogá-los fora. Se não tiver um papel descartável à mão, cubra sua boca com o braço e espirre na manga. Muitos especialistas até acham esse método melhor que o papel, porque só de segurá-lo pode haver contaminação das mãos.

• Depois de tossir ou espirrar, lave bem as mãos ou as limpe com gel anti-séptico à base de álcool ou com lenços umedecidos.



Como vou saber se estou com a gripe H1N1, ou suína?


Os sintomas são bem parecidos com o de qualquer gripe, como febre alta repentina (acima de 38 graus), tosse, cansaço e dores de cabeça, musculares e nas juntas. Ela pode provocar ainda forte dor abdominal, diarreia e vômitos.

A coriza, por outro lado, tende a ser menos intensa, porém isso é algo difícil de se avaliar concretamente.

Se você estiver com sintomas de gripe, principalmente no inverno, lembre-se de que é muito mais provável que esteja com a gripe comum, não a suína. Mas fale com o médico mesmo assim.

Assim como uma gripe comum, a gripe A/H1N1 afeta cada pessoa de um jeito diferente. Em alguns casos os sintomas podem ser bem leves, enquanto em outros mais sérios e até perigosos. Na dúvida, procure seu médico ou um posto de saúde para uma avaliação. Se houver suspeita de gripe suína e se seu caso for considerado preocupante, serão feitos exames para confirmação em algum dos laboratórios de referência indicados pelo governo brasileiro.

Se você tiver mantido contato com algum portador do vírus, não se desespere. Existe grande chance de você não apresentar a doença. Observe bem seu organismo e, se tiver algum sintoma, entre em contato com o obstetra.



Como é o tratamento para uma grávida?


Grande parte dos casos da gripe A/H1N1 está sendo tratado em casa mesmo, com aqueles cuidados tradicionais para qualquer outra gripe, como bastante repouso, boa alimentação e as medidas de higiene descritas acima para evitar contágio a outras pessoas.

Mulheres grávidas, no entanto, ficam com o sistema imunológico ligeiramente enfraquecido devido à gestação e precisam de mais atenção, por isso devem falar com o médico imediatamente se sentirem qualquer coisa diferente.

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos vem recomendando que mulheres grávidas, mesmo que só com suspeita da gripe suína, tomem remédios antivirais, já que neste caso, segundo o órgão, os benefícios superariam os possíveis riscos (não há estudos sobre a segurança dos antivirais na gestação e seus efeitos no desenvolvimento do feto).

É fundamental, porém, lembrar que nenhum medicamento pode ser tomado sem recomendação médica específica e acompanhamento.

Se estiver com suspeita da doença, você deve evitar ao máximo o contato com outras pessoas, pois as autoridades estão tentando evitar que o vírus se espalhe. Fique em casa quietinha e siga as orientações do médico.



É preciso evitar viagens para não pegar a gripe?


O Ministério da Saúde aconselha que, se possível, mulheres grávidas adiem viagens a áreas onde há casos da doença, devido ao maior risco de complicações. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina são países com transmissão sustentada da doença, ou seja, transmissão contínua do vírus H1N1.

Ainda não há vacina disponível contra a gripe A/H1N1, e a vacina contra gripe comum, embora seja recomendada para grávidas, não protege contra esse novo tipo de influenza.

Como as informações sobre o assunto mudam rapidamente, para saber detalhes e recomendações atualizados sobre a gripe A/H1N1 nas diferentes regiões do Brasil e em outros países, acesse o site do Ministério da Saúde. Você também pode ligar para o Disque-Saúde (tel. 0800 61 1997).
avatar
Patyta
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 350
Idade : 38
Localização : Niterói/RJ
Data de inscrição : 02/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Lilly em Qua Out 07, 2009 7:58 pm

Meninas, aqui na Australia o governo ja esta vacinando gravidas contra a gripe suina.

Tomar a vacina ou nao, eis a questao.....

meu medico recomendou...mas ainda nao tenho certeza se tomo ou nao, afinal, ate agora nao houve tempo para avaliar efeitos colaterais no bebe com o uso da vacina.

Meu medico disse para eu nao me preocupar pois o processo de fabricacao e o mesmo de uma vacina de gripe comum, bla bla bla.....mas ainda nao sei o que fazer.

Opinioes?

_________________


Minha afilhadinha chegou!!!!! Que linda!!!!!
avatar
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 40
Data de inscrição : 16/06/2009

Ver perfil do usuário http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Dana em Qua Out 07, 2009 9:00 pm

Hmmm... Lilly, como esta o nivel da "crise" por ai? vc costuma ficar em lugares de alto risco de contagio?? eu poderaria sobre isso, se chegasse a conclusao de que nao corria risco (ou que eu poderia "administrar" o risco) nao tomaria...

morro de medo de vacinas durantes a gravidez, tenho uma amiga que perdeu um baby ano passado pq a GO dela mandou que ela tomasse vacina contra rubeola.... acho que se nao for extremamente necessario nao vale a pena correr o risco ne?

_________________

Madrinha do Ursinho n.2 da Lilix que por aí vem!Very Happy
avatar
Dana
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1797
Idade : 32
Localização : são paulo, sp
Data de inscrição : 02/09/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Carol em Seg Jan 04, 2010 5:21 am

meninas é pra gripe comum qual o medicamento q pode ser tomado por gravidas? existe algum?
avatar
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 35
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por lilix em Seg Jan 04, 2010 8:45 am

@carol: nao conheco nenhum... o jeito é cama, molho, muito liquido e torcer para que vc fique bem logo.. O que vc pode tomar que nao tem problema é a homeopatia...
avatar
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 38
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Carol em Seg Jan 04, 2010 11:51 am

´Lilix vou tomar vitamina C tbm efervecente 1 grama dia pode, pra da uma melhorada na imunidade, mas será que tem acides?
avatar
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 35
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Lilly em Seg Jan 04, 2010 4:46 pm

Carol, porque voce nao faz um telefonema ao seu medico.
Febre e muito perigoso e caso voce tenha febre voce tem que ser medicada. Aqui o paracetamol e a unica coisa liberada para febre, mas voce deve consultar seu medico quanto a dose/frequencia a ser ingerido.

Eu nao tomaria remedio nenhum para a gripe....descansaria, tomaria bastante suco de frutas e agua e faria uma sopa bem reforcada e esperaria a gripe passar.

_________________


Minha afilhadinha chegou!!!!! Que linda!!!!!
avatar
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 40
Data de inscrição : 16/06/2009

Ver perfil do usuário http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por lilix em Seg Jan 04, 2010 9:15 pm

@Lilly: eu concordo com a Dana, se vc nao esta em uma area de risco e toma os cuidados necessarios, nao arriscaria uma vacina assim... eu nao penso em tomar... (apesar de ela ser bem mais fraca das vacinas que tomei qdo queria vir para a India )

@carol: controle a sua febre, ela nao pode ultrapassar 39 por mais de 24 horas. Nao sei se Vitamina C tem ACIDES. Ao inves de vc tomar vitamina, pq nao reforca nos sucos citricos?? Sei que é muito desagradavel ficar de cama, mas nao da para brincar com a posologia dos medicamentos, qdo a gente nao sabe bem. Homeopatia nao tem problema, vc ja tomou?
avatar
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 38
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Lilly em Seg Jan 04, 2010 11:02 pm

Lilix, eu acabei tomando a vacina pois apesar de ja estar calor e a "onda" da gripe ja ter passado aqui, eu fui para o japao mes passado onde estava bem frio e a gripe suina estava no auge la.....

_________________


Minha afilhadinha chegou!!!!! Que linda!!!!!
avatar
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 40
Data de inscrição : 16/06/2009

Ver perfil do usuário http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Carol em Ter Jan 05, 2010 4:47 am

Lilly, Lilix graças a Deus não tive febre verifiquei o tempo todo, só tomei tilenol mesmo para dormir e muita agua e frutas, agora q comecei a comer fruta com vitamina C pq estava com infecção urinaria e essas tem acides mas agora to liberada pra variar as frutas novamente.
ontem fiz uma canja, pq passou no fantanstico que é bom e realmente foi rs dormir pela primeira vez em uma semana sem ter q ficar assoando o nariz de tanto corriza, devia ter tomado a tal canja bem antes rs e hj já estou sem sintomas nenhum nem acredito bjos...
avatar
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 35
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Lilly em Ter Jan 05, 2010 3:33 pm

Santa canja Carol!!! que bom que voce esta melhor!

_________________


Minha afilhadinha chegou!!!!! Que linda!!!!!
avatar
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 40
Data de inscrição : 16/06/2009

Ver perfil do usuário http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por lilix em Qua Jan 06, 2010 8:24 am

@carol: que bom que vc melhorou!! Nada como uma boa canjinha.. Ai que vontade que deu Agora vai tomar canja no calor aqui da India.. arf!
avatar
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 38
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Carol em Qua Jan 06, 2010 12:00 pm

Lilix aqui tbm esta um calor de matar rsrs
avatar
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 35
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Vacina contra a Gripe Suína (H1N1)

Mensagem por Claudinha em Qua Mar 17, 2010 11:11 am

Meninas gravidinhas, semana que vem começa a campanha de vacinação contra a gripe suína para as grávidas! Sabe, parece até coisa de maluco, mas eu tô com um medo de tomar essa vacina, pq por mais que eles digam que é super seguro e importante tomar, é uma vacina nova e a gente ainda não sabe direito se pode dar alguma coisa errada...tenho consulta com o meu GO dia 25, que cai bem no meio da campanha, e acho que vou ficar mais tranquila quando ouvir dele que é para tomar...apesar de ter ouvido de Deus e o mundo que é para tomar..enfim, vocês me entendem??? ou só eu estou com essa neura???? Beijooos!
avatar
Claudinha
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 731
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por neni em Qua Mar 17, 2010 11:35 am

Eu imagino claudinha já conversei com o meu e ele disse que não tem problema não então só estou na espera mas é bom conversar com nosso médico mesmo para tirar qualquer dúvida.
avatar
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Carol em Qua Mar 17, 2010 12:16 pm

eu estou doidaa pra tomar logo na verdade. mas sexta vou conversar com a medica sobre isso sim...
avatar
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 35
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Lilly em Qua Mar 17, 2010 5:15 pm

Meninas, eu tomei a minha em novembro (quando a campanha comecou por aqui). Tambem tive os mesmos medos e estava muito em duvida.

A vacina da gripe suina nao contem o virus da gripe h1n1 vivo (vacinas desse tipo devemos evitar a todo custo). Essa vacina contem tracos, proteinas que existem no virus da gripe h1n1, que fazem com que nosso corpo crie imunidade ao virus, por isso ela e segura. Nao tem perigo da gente nem do bub ficarmos doentes.

Se voces estao preocupadas e nao querem tomar a vacina 100% considerem, antes de tomar, como esta a situacao do Brasil em relacao a gripe e o risco de exposicao que vcs tem.

_________________


Minha afilhadinha chegou!!!!! Que linda!!!!!
avatar
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612
Idade : 40
Data de inscrição : 16/06/2009

Ver perfil do usuário http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Carol em Qui Mar 18, 2010 7:09 am

Lilliy é exatamente por causa disso que quero tomar logo, minha cidade tem apenas 12 mil habitantes e no ano passado morreram 6 gestante aqui foi muito triste, tenho medo.
avatar
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 35
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Anninha em Sex Mar 19, 2010 11:56 am

Eu acabei de ligar pra minha médica e ela recomendou tomar sim, pois somos um sério grupo de risco.
avatar
Anninha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1110
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 12/09/2009

Ver perfil do usuário http://anninha-fla.blogspot.com/   e   http://aflavorita.blogspo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por carlinha em Dom Mar 21, 2010 10:54 am

É, eu tbm estava com medo. Mas cv com meu GO e ele disse que tenho que tomar...Mas confesso que com o post da Lilly fiquei mais tranquila, pq ela tomou em novembro né...

avatar
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 34
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://tinotilim.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Carol em Seg Mar 22, 2010 8:09 am

Minha GO tambem falou pra tomar que não tem risco nenhumm, acho que vou amanhã pq hj vai ta muitoooo cheio de gente
avatar
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780
Idade : 35
Localização : Brasil
Data de inscrição : 26/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por rozinha em Seg Mar 22, 2010 2:19 pm

E aí, gravidinhas, já tomaram a vacina?

Agora é a fase de vcs (para as que estão no Brasil)

_________________
flower
avatar
rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251
Idade : 48
Localização : Brasil
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por neni em Seg Mar 22, 2010 3:46 pm

É rozinha hj fui no posto mais eles fizeram o seguinte na segunda até quarta somente as crianças podem tomar a vacina quando for quinta-feira que está liberado para gestantes então só na quinta mas não vou deixar de tomar bjs mil.
avatar
neni
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 3537
Localização : maua
Data de inscrição : 08/05/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por carlinha em Seg Mar 22, 2010 8:51 pm

Vou amanha!

avatar
carlinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1188
Idade : 34
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://tinotilim.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por lilix em Seg Mar 22, 2010 9:57 pm

Engracado que a minha medica na Alemanha disse nao ser necessario. Que desde que a campanha se iniciou por lá, pouquissima mamaes gravidas tomaram a vacina. (Qdo estive la em Fev perguntei, caso precisasse tomar)... Vai saber.... alien

De qquer forma se a incidencia no Brasil é gde o melhor é nao bobear.
avatar
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725
Idade : 38
Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gripe H1N1 na gravidez

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum