NFP-Brasil
Seja bem vindo ao NFP-Brasil!!!

Nosso forum esta no momento de ferias!
Obrigada!

Team NFP-Brasil

Dieta materna é importante para o desenvolvimento dos dentes do bebê

Ir em baixo

Alimentação Saudável na Gravidez

Mensagem por Dani7 em Ter Jul 21, 2009 10:28 am

Os benefícios da linhaça!!!!

Estou consumindo a linhaça dourada triturada, veja a matéria:

A linhaça pode, e deve, ser um item obrigatório na alimentação das grávidas. A semente, rica em ômega 3, ômega 6 e fibras, ajuda a mulher que sofre de prisão de ventre, comum nos nove meses, e auxilia na formação do cérebro e da retina da criança. Outro benefício, comprovado por estudiosos, é que mulheres que ingerem a semente durante a gravidez e a amamentação têm filhos com mais facilidade de compreensão e memória. “A ação antioxidante da linhaça no desenvolvimento cerebral da criança e ela tem mais facilidade para se concentrar", afirma Daniella Galego, nutricionista do Hospital Sírio Libanês.

Existem dois tipos de semente de linhaça: a dourada e a marrom. A recomendada para as gestantes é a dourada, que tem um tratamento mais natural do que a marrom, sem agrotóxicos. "Os agrotóxicos podem atravessar a placenta com facilidade e prejudicar o bebê. A gestante deve escolher sempre a dourada", diz a nutricionista.

Mas, atenção: há uma quantidade certa para a grávida consumir. "O ideal é incluir na dieta uma ou duas colheres de sopa de linhaça por dia, batidas em liquidificador. Elas podem ser misturadas à fruta, no suco ou no iogurte", afirma. Se consumida em excesso, a semente pode causar efeitos colaterais, como interromper o crescimento do bebê e até diminuir a taxa de fertilidade da mulher.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI16468-10563,00.html

Dani7
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 463

Ver perfil do usuário

Re: Dieta materna é importante para o desenvolvimento dos dentes do bebê

Mensagem por Lilly em Seg Jul 27, 2009 12:15 am

Meninas, eu nao sou muito fa de leite, entao optei por tomar leite de soja rico em calcio de manha, batido com frutas, ja que dizem que soja e saudavel, bla, bla, bla, mas agora acabei de encontrar esse site http://correcotia.com/soja/soja01.html dizendo que soja NAO faz bem para a saude e que deve ser evitado....procurei outros sites e vi coisas boas e ruins....

Alguem pode me dar uma luz? Alguem ja perguntou para o medico?

Minha afilhadinha chegou!!!!! Que linda!!!!!
Lilly
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 1612

Ver perfil do usuário http://anapaulaaustralia.blogspot.com

Mensagem por Lilly em Seg Jul 27, 2009 11:58 pm

Meninas, falei com uma colega aqui do trabalho, que entende muito de alimentos e suas propriedades e ela disse que soja nao e bom para a saude, nao falo so para gravidas, mas em geral, pois contem esta substancia que pode causar cancer de mama (fito-estrogenios). Bom, ela sabe disso pois ja passou por cancer de mama e controla a alimentacao dela a risca....

Como disse anteriormente, li coisas boas e coisas ruins, nao sou expert no assunto, mas por via das duvidas vou parar de tomar, principalmente com o trauma de ter perdido minha mae por causa desta doenca ingrata.
Vou perguntar sobre isso para um outro amigo meu, que e super mega expert em plantas e respondo quando tiver a resposta dele.
bjos

Lilly
Aqui é como minha casa

Mensagem por lilix em Seg Jul 27, 2009 11:59 pm

@Lilly. quem sabe a Fiola ainda nao aparece por aqui para nos dar uma luz!!! Like a Star @ heaven
lilix
Admin

Número de Mensagens : 5725

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fiola em Qui Jul 30, 2009 1:30 pm

Lilly escreveu:contem esta substancia que pode causar cancer de mama (fito-estrogenios). Bom, ela sabe disso pois ja passou por cancer de mama e controla a alimentacao dela a risca

Lilly, a soja näo faz mal para a saúde, muito pelo contrário. Se ela causasse câncer de mama, entäo todos os povos asiáticos já estariam extintos, principalmente os chineses e japoneses, que consomem muitos produtos extraídos da soja, diariamente - leite, tofu, tempeh etc e, veja lá, o índice de câncer de mama na Ásia é baixíssimo em comparaçäo ao ocidente, baixo tb na Ásia é o índice de doenças como câncer da próstata, problemas da menopausa, osteoporose - todas ligadas estreitamente aos hormônios sexuais! Portanto a soja pode ser tudo, menos rotulada de nociva à saúde. Na Ásia come-se soja estando ou näo grávida.
A soja, assim como o trevo vermelho (Rotklee aqui na Alemanha) e ginseng säo ricas em fito estrógenos, tanto que os 2 primeiros säo o 'hit' entre os fitoterápicos que combatem os males da menopausa (até pouco tempo atrás era a Cimicifuga racemosa, mas últimos estudos apontam efeito tóxico no fígado). O fito-estrógeno é um hormônio da planta muito parecido ao hormônio humano estrógeno, mas näo é idêntico, portanto em relaçäo ao câncer de mama as respostas ao tema ainda estäo abertas, os estudos clínicos apontam dados contraditórios (tem a ver com os receptores do estrógeno na mama, que säo subtipos diferentes dos do útero, tema meio complexo!).
Já durante a gravidez, o fito-estrógeno, qdo em excesso, pode sim influenciar o desenvolvimento do feto, principalmente se esse for masculino.
Sinceramente, se vc for tomar seu leite de soja (orgânica, por favor, aí no Brasil a soja ‘normal’ é transgênica, näo se esqueça!) de vez em qdo, näo vejo o menor problema. Problemático seria consumir preparados fitoterápicos de soja em alta dosagem…
Os verdadeiros causadores de câncer de mama säo bem outros – cigarro e pílula por anos a fio e sem pausas. E por que näo citar outros males do nosso século? celulares, raios UV, componentes extras em alimentos, que de nutritivo nada têm (outra lista imensa) e näo por último stress. geek
Fiola
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens : 85

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fiola em Qui Jul 30, 2009 1:31 pm

lilix escreveu:@Lilly. quem sabe a Fiola ainda nao aparece por aqui para nos dar uma luz!!! Like a Star @ heaven

I love you Beijäo!
Fiola

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lilly em Qui Jul 30, 2009 5:00 pm

Oi Fiola, obrigada pela explicacao....mas olha so o que o texto que mencionei no meu topico acima ( http://correcotia.com/soja/soja01.html ) diz:

O lobby da soja argumenta que os japoneses comem grandes quantidades de soja e, como resultado, têm baixos índices de câncer de seio, útero, cólon e próstata.

Este é o grande mito sobre o qual se constrói a idéia de que soja é saudável. Em primeiro lugar, os japoneses não consomem tanta soja; um estudo de 1998 mostrou que um homem japonês típico ingere cerca de 8 g (2 colheres de sopa) por dia, nada semelhante aos 220 g que um ocidental consumiria comendo um pedação de tofu e dois copos de leite de soja.

Em segundo lugar, embora os japoneses tenham índices menores de câncer no aparelho reprodutor, pensa-se que isso se deve a outros fatores dietéticos e de estilo de vida: eles comem menos carnes gordurosas, mais peixe e vegetais e menos comidas processadas e enlatadas do que numa dieta ocidental típica.

Finalmente, os asiáticos têm níveis muitos mais altos de câncer na tiróide e no aparelho digestivo, incluindo câncer de estômago, pâncreas, fígado e esôfago.

Foi por isso que acabei ficando confusa.....justamente pela explicacao sobre o consumo de soja na Asia.

Obrigada pela luz!!!!
bjos

Lilly
Aqui é como minha casa

Mensagem por Fiola em Sex Jul 31, 2009 1:28 pm

Lilly escreveu:os japoneses não consomem tanta soja; um estudo de 1998 mostrou que um homem japonês típico ingere cerca de 8 g (2 colheres de sopa) por dia, nada semelhante aos 220 g que um ocidental consumiria comendo um pedação de tofu e dois copos de leite de soja

o texto é de fonte segura? sorry, mas eu tenho outras informaçöes a respeito do consumo diário de soja dos asiáticos (aliás, asiáticos no geral, sem especificaçäo de japoneses), eles consomem até 200mg/dia de isoflavones, na média 80 mg/dia! Pra vc ter uma idéia 100mg Isoflavone da soja = 70g de farinha de soja. Sinceramente näo consigo imaginar que eles se limitem a 8g ao dia. Calcula só o qto de soja contém um molho de soja, consumido diariamente entre eles!
Esportistas consomem esses preparados proteínicos à base de soja numa qte de 300g (= proteína pura de soja)ao dia, sem apontar efeito colateral - já fizeram tb estudos com eles nos EUA.
Eu acompanho o caso da soja já há bom tempo via jornal do farmacêutico, que sai semanalmente aqui na Alemanha. Como já disse, há muitas perguntas em aberto, hora é saudável e preveni problemas de circulaçäo, coraçäo, certos tipos de câncer, abaixa o nível de colesterol no sangue (justamente por ser livre de colesterol), assim como melhoras em problemas causados pela menopausa, hora é nociva à fertilidade, à tireóide (provavelmente devido à gesteína, um dos isoflavones dela, os fito-estrógenos). Aliás, em testes de animais, para causar efeito negativo, tem que ser sempre em alta dosagem.

Interessante é que nesses artigos científicos, eles apontam sempre de novo a forte ligaçäo do consumo da soja na Ásia, da adolescência até o final da vida, ao baixo índice de câncer da próstata e de mama, osteoporose e problemas do coraçäo e circulaçäo. Os fito-estrógenos têm uma estrutura molecular muito parecida com o estradiol, daí ligar-se a vários tipos de receptores de estrógeno no corpo, em orgäos diferentes, no caso do câncer da mama, a espessura do peito mostrada em mamografia näo aumenta com o consumo de fito-estrógeno, daí näo ser fator causador do câncer de mama ,o teste foi a base de um consumo de 40mg/dia, ou seja, ele näo prolifera o tecido da mama. Aqui é interessante citar que os europeus consomem Isoflavone em torno de 1mg/dia, as mulheres asiáticas, como já citei, 80 mg/dia!!!
Baixo tb entre as asiáticas é endometrial carcinom, baixo por ser tb associado ao consumo de soja. Isoflavone tem tb efeito fotoprotetivo (contra câncer de pele), principalmente em mulheres pós-menopausa (= reduçäo do estradiol, diminuiçäo dos melanócitos)
Só pra arrematar, os fito-estrógenos säo tb auxílio no tratamento da diabetes, por melhorarem a circulaçäo arterial (libera NO na circulaçäo periférica) , tendo um efeito protetivo em complicaçöes decorrentos da doença (microangiopatia), mas ainda estäo pesquisando esse efeito em estudos clínicos. Há mais exemplos de efeitos positivos dela, näo me lembro de tudo que já li...

Se soja fizer mal, entäo estamos todos perdidos, porque ela está em quase tudo! Leite em pó, chocolate, comida pronta, comida de bebê, pó para molhos, pó para sopa etc etc e olha lá, nem tudo precisa ser declarado, se vc compra um bolacha e nos ingredientes no pacote contém, por ex., leite em pó, tá lá a soja de novo, mesmo näo sendo declarada.. Ruim aí só vejo o fato dela ser transgência, outro assunto picante e controverso, tema que renderia um outro bom tópico! Meninas vamos fazer um mutiräo pra atacar a Monsanto, kkkkk... Twisted Evil
Estamos consumindo soja aos montes, querendo ou näo!
Eu näo abdiquei do meu querido tofu nem antes, nem durante a gravidez, mas sempre orgânico. Só näo consumi-o diariamente, pois nunca o fiz antes, nada eu consumo direto. Diariamente só mesmo o meu primeiro café matinal, que sem ele eu näo acordo!
Como já escrevi num outro tópico, repito aqui: dosis sola venenum facit = a dosis faz o veneno.

flower
Fiola

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lilly em Qua Set 02, 2009 9:44 pm

Ai meninas, estou um pouco preocupada com minha alimentacao....tento comer de tudo um pouco, frutas, legumes claros, escuros, graos, carboidratos, enfim, estou tentando fazer uma dieta saudavel e balanceada mas carne e uma coisa que nao tem descido bem....alias, so de olhar pra ela ja me vira o estomago.....o unico jeito que consigo comer carne (nao me matem please) e se for lanche do Mc Donalds... (e como dizem que o lanche do Mc e feito de minhoca ao inves de carne rs....entao nem assim to comendo carne!)
Frango, so se for em canja ou com o gosto bem disfarcado...se eu tiver que mastigar muito o bendito....nao desce...
Peixe, camarao etc desce que e uma beleza (ufi!)

Sera que tera problema caso eu espere meus abencoados enjoos passarem pra voltar a ser carnivora como antigamente !?

Lilly
Aqui é como minha casa

Mensagem por rozinha em Qui Set 03, 2009 7:26 am

@Lilly: olha o que eu achei:

http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_158277.shtml

"Mal-Estar Saudável
Enjôo de grávida protege o bebê

Sílvia Campolim

Parece conversa fiada, mas existem mesmo males que vêm para bem. Por exemplo: as mulheres que sentem enjôo nas primeiras semanas de gravidez deviam abençoá-lo e agradecer à natureza por isso. De acordo com os neurobiologistas Samuel Flaxman e Paul Sherman, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, o mal-estar surgiu durante a evolução e evita que a mãe, ao comer alimentos contaminados, perca o bebê. Essa conclusão aparece claramente no estudo abrangente que Flaxman e Sherman fizeram com 79 000 grávidas de 16 países. A maioria delas têm náusea especialmente ao sentir cheiro de carne, de peixe ou de aves — os três produtos mais sujeitos a contaminação. Um parasita muito comum, nesses casos, é a bactéria toxoplasma, responsável por má-formação de fetos ou por abortos. Os pesquisadores americanos compararam seus resultados com dados coletados por antropólogos em 27 sociedades sobre os sintomas que mais afetam as gestantes no início da gravidez. Desse conjunto, sete povos baseavam sua alimentação em vegetais como o milho, o arroz e a batata ou a mandioca. Entre eles, o enjôo era uma experiência desconhecida. Nas outras 20 sociedades, consumidoras de carne, aves e peixe, o desconforto da gestação era um acontecimento comum. "

Se vc não consegue comer carne, procure outras fontes de proteína, mas não se violente.

Aqui é como minha casa

Número de Mensagens : 8251

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lilly em Qui Set 03, 2009 5:12 pm

@Rozinha, muito obrigada!!!!! Me deixou mais aliaviada.....ontem descobri uns hamburgueres (que eu mesma preparei) no freezer, e como eles ja estavam fritos e eu so tinha que descongelar no micro, achei bom, pois o cheiro dai nao e tao forte..... Mas como voce disse, nao vou enfiar comida que nao desce, tenho certeza que em duas semaninhas estarei novinha em folha e comendo de tudo, e ate la estou caprichando nas frutas, ovos, leite, legumes, e tomando a vitamina que meu GO me receitou!

Lilly
Aqui é como minha casa

Dieta materna é importante para o desenvolvimento dos dentes do bebê

Mensagem por rozinha em Qui Out 22, 2009 7:09 am

Meninas, achei este texto na net e estou compartilhando com vcs, gravidinhas!

Durante a gravidez, ingerir uma dieta balanceada é necessário para fornecer as quantidades corretas de nutrientes para alimentar você e seu filho. Aquilo que você come durante os nove meses de gravidez afeta o desenvolvimento do bebê que vai nascer, inclusive seus dentinhos.

Os dentes do bebê começam a se desenvolver entre o terceiro e o sexto mês de gravidez, portanto é importante que você receba quantidades suficientes de nutrientes, especialmente cálcio, proteínas, fósforo e vitaminas A, C e D. É mito que o cálcio é retirado dos dentes da mãe durante a gravidez. O cálcio que seu bebê necessita é fornecido pela sua dieta, não pelos seus dentes.

Se o cálcio da dieta for inadequado, entretanto, seu corpo retirará esse mineral de estoques nos seus ossos. Uma ingestão adequada de derivados do leite – a principal fonte de cálcio – ou de suplementos que o seu obstetra pode recomendar ajudará a garantir que você obtenha o cálcio necessário durante a gravidez.

Durante a gravidez, muitas mulheres têm desejo de comer entre as refeições. Embora seja um desejo normal, a ingestão frequente de petiscos contendo carboidratos pode ser um convite para a cárie dentária. Faça refeições nutritivas, bem balanceadas, contendo alimentos dos cinco grupos principais e tente resistir ao desejo de petiscar constantemente. Quando precisar de um lanche, escolha alimentos que sejam nutritivos para você e seu bebê, como, por exemplo, frutas e vegetais crus e derivados do leite.

Para ajudar a evitar a cárie dentária e a doença periodontal, escove os dentes caprichosamente duas vezes ao dia com creme dental com flúor para remover a placa. Certifique-se de limpar entre os dentes diariamente com fio dental ou limpadores interdentais. Se perceber qualquer alteração na boca durante a gravidez, consulte seu dentista.
http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/ADA/Article_2009_08_DietaMaterna.cvsp

Aqui é como minha casa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Carol em Qui Out 22, 2009 12:36 pm

Rosinha nunca comi tão bem em toda minha vida rsrs, eu não tinha o abito de comer frutas e verduras acho q era meio preguiça mesmo rs mas agora nossa mudei totalmente só como coisas saudaveis, como um filho muda a vida da gente né, penso no bem dele pra me alimentar ♥ bjão
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780

Ver perfil do usuário

Mensagem por rozinha em Sex Out 23, 2009 5:20 am

@Carol: que bom. é importantíssimo vc se alimentar bem agora na gestação e depois também. Criança nenhuma vai comer brócolis e tomar suco, enquanto os pais comem hamburguer e tomam coca-cola.

Aqui é como minha casa

Ver perfil do usuário

Mensagem por Carol em Sex Out 23, 2009 6:08 am

a mais pura verdade Rosinha, ainda bem q são 9 meses da tempo da familia entrar no ritimo.
Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens : 780

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: