NFP-Brasil
Seja bem-vindo(a) ao NFP-Brasil! Por favor logar-se!

Você ainda não tem uma conta no NFP-Brasil? Para se cadastrar basta clicar no botao 'Registrar-se'. Após a insercao de seus dados um e-mail lhe será enviado para a ativacao da sua conta!

Team NFP-Brasil

As Fases do Ciclo Menstrual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As Fases do Ciclo Menstrual

Mensagem por lilix em Qui Out 02, 2008 12:17 pm

Ola meninas,

complementando um pouco os nossos conhecimentos sobre o ciclo menstrual, encontrei esse texto abaixo no wikipedia! Muito bom, vale a pena ler, mesmo quem nao esta interessada em uma gravidez. Isso ajuda muito a compreender as transformacoes que nossos corpos tem em todo os ciclos. study

Menstruação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação, na sua primeira fase ocorre uma produção exclusiva de estrogênio pelo ovário e, logo após a ovulação, tem início a fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação.

O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas. Já os espermatozóides parecem ter uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso os dias férteis começam antes mesmo da ovulação.



Ciclo ovárico
Até à puberdade existem no ovário estruturas constituídas pelo Oócito I imaturo envolvido por células foliculares a que se dá o nome de folículos primordiais. Alguns destes folículos de uma forma cíclica a partir da puberdade até à menopausa, vão reiniciar o seu desenvolvimento. Cada ciclo ovárico vai ter as seguintes fases:

Fase folicular – Alguns dos Folículos Primordiais reiniciam o seu desenvolvimento, mas normalmente apenas um o completa, degenerando os restantes. O folículo em desenvolvimento sofre várias transformações: O Oócito I que se encontra em Profase I vai completar o crescimento, ao mesmo tempo as células foliculares multiplicam-se e originam a Zona Granulosa, estas células são produtoras de hormonas (estrogénios) para além de nutrirem o Oócito I. Em torno do Oócito I forma-se um revestimento glicoproteico a que se dá o nome de Zona Pelúcida. Com a evolução dos folículos forma-se uma cavidade cheia de líquido entre as células foliculares. Tendo terminado o crescimento o Oócito I em Profase I completa a divisão I da Meiose após a Citocinese desigual forma-se o Oócito II e o 1º Glóbulo Polar. O Oócito II ainda inicia a Divisão II da Meiose mas fica bloqueado na Metafase II. Por esta altura o folículo completou o desenvolvimento e denomina-se Folículo Maduro ou Folículo de Graaf. Todo este processo demora em média 14 dias.

Ovulação – O oócito II em metáfase II rodeado pela zona pelúcida e por algumas células foliculares é libertado da cavidade folicular para fora do ovário, sendo recolhido pelo pavilhão da trompa de Falópio.

Fase luteínica – Após a ovulação, cicatriza a parede do ovário e ocorre o pregueamento da parede do folículo. As células foliculares aumentam então de volume e segregam um pigmento amarelo, a luteína que lhes dá uma cor amarela, formando-se deste modo o Corpo Amarelo ou Corpo Lúteo. Após +/- 14 dias se não tiver ocorrido fecundação esta estrutura degenera.

Ciclo uterino
O endométrio, sendo a estrutura onde o embrião se deve fixar a fim de completar o seu desenvolvimento, é então uma estrutura que sofre importantes modificações. Ocorre então:

Fase menstrual (Início da fase folicular do ciclo ovárico) – em que ocorre a descamação da maior parte do Endométrio, que como é um tecido muito vascularizado, vai apresentar algumas hemorragias por rompimento destes vasos sanguíneos. Sendo os fragmentos do Endométrio e algum sangue eliminados através da vagina para o exterior, originando o Fluxo Menstrual (chamado muitas vezes erradamente sangue).

Fase proliferativa – terminada a eliminação do tecido velho, as células do Endométrio que restou voltam a multiplicar-se promovendo a sua regeneração. Neste tecido em formação formam-se glândulas tubulares e restabelece-se a rede de vasos sanguíneos.

Fase secretora – a espessura do Endométrio atinge um aumento tal que as suas glândulas vão terminar o desenvolvimento, tornando-se mais sinuosas e ramificadas, começando a segregar glicogénio e muco. Ficando o útero preparado para uma possível Nidação, caso tal não aconteça, reinicia-se o ciclo.

Regulação hormonal na mulher
A GnRH produzida pelo Hipotálamo vai estimular a produção de FSH e algum LH pela Hipófise. Estas hormonas que têm como órgão alvo os ovários, vão estimular neste a Fase Folicular e por consequência a produção de estrogénios (produzidos pelas células foliculares e pela teca interna e mais tarde pelo corpo amarelo, o seu principal órgão alvo é o útero). Estes Estrogénios vão actuar no útero estimulando a Fase Proliferativa em que vai ocorrer o espessamento do Endométrio juntamente com o desenvolvimento das glândulas tubulares e vasos sanguíneos.

Durante a Fase Folicular, a concentração de estrogénios vai ser mantida mais ou menos constante graças a um processo de Retroacção Negativa ou Feed-Back Negativo. Neste processo, o aumento de estrogénios inibe a produção de GnRH e por sua vez de FSH. Baixando a concentração desta hormona, diminui a produção de Estrogénios, que por sua vez ao baixar a sua concentração no sangue vai estimular a produção de GnRH que estimula a produção de FSH, levando de novo ao aumento da produção de Estrogénios, e assim sucessivamente. Até que por volta do final da fase folicular um aumento brusco dos Estrogénios vai provocar uma Retroacção Positiva ou Feed-Back Positivo, a tal ponto que vai estimular ainda mais o Hipotálamo a produzir GnRH que por consequência estimula mais a produção de FSH e muito especialmente de LH que vão desencadear no ovário a ovulação (+/- 14º dia do ciclo). A grande concentração de LH estimula a passagem do folículo a corpo amarelo (Fase Luteínica) e para além da produção de Estrogénios passa também a produzir-se Progesterona (produzida pelo corpo amarelo tem também como seu principal órgão alvo o útero). Esta hormona para além de continuar a estimular o espessamento do Endométrio vai estimular a secreção das glândulas do Endométrio, Fase Secretora.

O aumento da concentração de Progesterona e Estrogénios vai inibir a produção de GnRH pelo Hipotálamo (feed-back negativo) que vai inibir a produção de FSH e LH; deixando esta última hormona de ser produzida, o corpo amarelo regride começando a degenerar e inibe-se a produção de Estrogénios e Progesterona. Sem estas hormonas, o Endométrio deixa de ser estimulado e por consequência diminui o fornecimento de nutrientes às suas células por contracção dos seus vasos sanguíneos. As células do Endométrio morrem o que leva à destruição parcial do Endométrio, Fase Menstrual.

Caso ocorra fecundação e por sua vez gravidez, o ciclo menstrual é interrompido, pois o corpo amarelo não degenera e o Endométrio por consequência é mantido.



Há que ter em conta que tal como no homem o Hipotálamo não é só regulado por via hormonal mas também o é a nível nervoso, de tal modo que qualquer alteração a esse nível pode alterar por consequência também o ciclo menstrual.

Esta aí neste último parágrafo uma das coisas mais importantes, o que o nosso nervoso pode alterar no nosso ciclo! Idea .. Portanto meninas, VAMOS RELAXAR!

bjks


Última edição por lilix em Qui Out 02, 2008 12:43 pm, editado 1 vez(es)

_________________
 
Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5705
Idade: 34
Localização: Alemanha
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Fases do Ciclo Menstrual

Mensagem por Jeniffer em Qui Out 02, 2008 12:42 pm

@Lilix, muito bom este tópico, viu! Mas o que realmente me chamou a atenção mesmo foi o tal hipotálamo!!!!!
Eu já sou muito ansiosa e costumo perder meu tempo me preocupando com o problema dos outros, principalmente na família do maridão... esta semana decidi deletar tudo isso da minha vida!!!

Jeniffer
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 176
Idade: 31
Localização: Recreio dos Bandeirantes, RJ
Data de inscrição: 18/09/2008

Ver perfil do usuário http://www.esperandoopositivo.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Fases do Ciclo Menstrual

Mensagem por lilix em Qui Out 02, 2008 12:43 pm

Entao imagina so o efeito que isso faz no teu ciclo! Ele fica doidao mesmo alien

_________________
 
Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5705
Idade: 34
Localização: Alemanha
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Fases do Ciclo Menstrual

Mensagem por MeNiNoNa em Qui Jun 11, 2009 1:02 pm

Adorei este post aqui valew flower

MeNiNoNa
Estou de vez em quando por aqui

Número de Mensagens: 67
Idade: 24
Data de inscrição: 06/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Fases do Ciclo Menstrual

Mensagem por Nany Alves em Qui Jun 11, 2009 2:19 pm

Ótimo texto!!!

Nany Alves
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 8
Idade: 34
Localização: Brasilia
Data de inscrição: 10/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Fases do Ciclo Menstrual

Mensagem por lilix em Qui Jun 16, 2011 2:13 pm

Dando um "up" na materia!

_________________
 
Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5705
Idade: 34
Localização: Alemanha
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum