NFP-Brasil
Seja bem-vindo(a) ao NFP-Brasil! Por favor logar-se!

Você ainda não tem uma conta no NFP-Brasil? Para se cadastrar basta clicar no botao 'Registrar-se'. Após a insercao de seus dados um e-mail lhe será enviado para a ativacao da sua conta!

Team NFP-Brasil

Endometriose e Endometriose Profunda

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por lilix em Seg Out 06, 2008 10:59 am

Endometriose

Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação.
Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas ( atrás do útero ), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto ), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.
O principal sintoma da endometriose é a dor, as vezes muito forte, na época da menstruação. Dores para ter relações também são comuns. Mas muitas mulheres que tem endometriose não sentem nada. Apenas tem dificuldade em engravidar. Por outro lado ter endometriose não é sinônimo de infertilidade, muitas mulheres com endometriose engravidam normalmente. 30 a 40 % das mulheres que tem endometriose tem dificuldade em engravidar.

Causas

Há diversas teorias sobre as causas da endometriose. Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. Na realidade sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto apenas algumas mulheres desenvolvem a doença. Estima-se que 6 a 7 % das mulheres tenham endometriose.
Para finalidades didáticas a endometriose foi classificada em graus de I a IV. Na prática verificou-se que estes graus não refletem obrigatoriamente a gravidade da doença ou suas chances de tratamento. Muitas vezes uma endometriose grau I é pior, em termos de fertilidade e sintomas, que uma de grau IV.
O diagnóstico de suspeita da endometriose é feito através da história clínica, ultra-som endovaginal, exame ginecológico, e alguns exames de laboratório.Pesquisas do Laboratório Fleury em São Paulo e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostram que o ultra-som endovaginal é o primeiro método para diagnosticar a endometriose.
Esta pesquisa mostra ainda que após o ultra-som endovaginal pode se realizar a Ressonância Magnética da Pélvis para o diagnóstico da endometriose profunda.
A certeza, porém, só pode ser dada através do exame anatomopatológico da lesão, ou biópsia. Esta pode ser feita através de cirurgia, laparotomia, ou, preferível, laparoscopia. Laparoscopia é um procedimento de exame e manipulação da cavidade abdominal através de instrumentos de ótica e/ou vídeo bem como de instrumentos cirúrgicos delicados que são introduzidos através de pequenos orifícios no abdome. É um procedimento cirúrgico realizado geralmente com anestesia geral.

Tratamento

Atualmente não há cura para a endometriose. No entanto a dor e os sintomas dessa doença podem ser diminuídos. As principais metas do tratamento são:
-Aliviar ou reduzir a dor
-Diminuir o tamanho dos implantes
-Reverter ou limitar a progressão da doença
-Preservar ou restaurar a fertilidade
-Evitar ou adiar a recorrência da doença.
O tratamento cirúrgico pode ser feito com laparotomia ou laparoscopia. Os implantes de endometriose são destruídos por coagulação à laser, vaporização de alta freqüência, ou bisturi elétrico. A decisão cirúrgica é importante. A maior parte dos sucessos terapêuticos ocorrem após uma primeira cirurgia bem planejada. Cirurgias repetidas são desaconselhadas pois aumentam a chance de aderências peritoneais tão prejudiciais como a própria doença.
O tratamento clínico de formas brandas em mulheres que não pretendem engravidar pode ser feito com anticoncepcionais orais ou injetáveis. Há um certo consenso entre os estudiosos que o pior a fazer é não fazer nada já que a doença pode ser evolutiva. Leia também: Benefícios e usos terapêuticos da pílula anticoncepcional
Em mulheres que pretendem engravidar o tratamento pode ser feito com cirurgia e tratamento hormonal ou tratamento hormonal e depois cirurgia.
Varias drogas tem sido usadas Danazol, Lupron, Synarel, Zoladex, Depo-Provera, e Neo-Decapeptil.
O mais importante no tratamento da endometriose é o planejamento das ações terapêuticas em comum acordo com o planejamento da gravidez pelo casal.
Em casos muito severos a gravidez só será possível através de técnicas de fertilização assistida e inseminação artificial.

Endometriose profunda

As lesões que ocorrem acima do septoretovaginal, são chamadas atualmente de endometriose profunda, retro-cervical (atrás do colo uterino). Septo retovaginal é a região que fica entre a vagina e o reto. Corresponde a um tecido fino, que separa estas duas estruturas É uma região delicada, pois a endometriose neste local pode levar a sintomas vaginais e intestinais.
Mais recentemente redefiniu-se septo retovaginal como a região que fica entre a vagina e o intestino, mas abaixo do colo do útero, ou seja, abaixo do terço médio da vagina. As lesões que ocorrem acima desta localização, são chamadas atualmente de endometriose profunda, retro-cervical (atrás do colo uterino).

Sintomas da endometriose profunda

Esta é a forma de endometriose mais sintomática. A dor é o principal problema, seja na menstruação, na relação sexual ou fora da menstruação. Além disto, sintomas intestinais durante a menstruação tais como dor para evacuar, diarréia ou mesmo prisão de ventre e principalmente sangramento anal são importantes. Por fim a paciente pode ter dificuldade para engravidar ou alterações menstruais.
O primeiro elemento no diagnóstico deste tipo de endometriose é a queixa clínica. É fundamental que o médico valorize os sintomas de dor na relação sexual e principalmente os sintomas intestinais, além da cólica. Além disto, um exame físico bem feito é a chave para a continuidade do diagnóstico.
Do ponto de vista laboratorial, O CA 125, dosado no sangue durante os três primeiros dias da menstruação é útil para compor o raciocínio. Um dos pontos que mais evoluiu no diagnóstico é o diagnóstico por imagem. Hoje é possível, por ultra-som transvaginal, feito com preparo intestinal e por profissionais devidamente treinados para isto, definirmos o tamanho da lesão, a localização em relação à vagina e ao intestino.
Para tal, é necessário que a mulher evacue antes do exame (para isto recomendamos o uso de um laxante específico) para que fezes no reto não dificultem a visualização da doença. Como método auxiliar, quando o ultra-som não for suficiente para conduzir o diagnóstico, recomendamos a ecoendoscopia retal, também denominado ecocolonoscopia, que pode complementar o exame de ultra-som. É um exame mais caro e mais complexo, necessitando de sedação, mas que pode fornecer informações adicionais preciosas. Por fim, a ressonância magnética pode auxiliar, apesar de fornecer informações mais pobres que o ultra-som especializado ou a ecoendoscopia retal.

Tratamento

Partindo de uma sugestão diagnóstica de doença profunda, o tratamento de eleição é a ressecção do nódulo preferencialmente por videolaparoscopia.
Esta ressecção depende das camadas intestinais acometidas. Se apenas a musculatura superficial do intestino estiver acometida, recomenda-se a ressecção do nódulo. Se a lesão for mais profunda, se aproximando da mucosa intestinal, indica-se a ressecção do segmento intestinal alterado.
O que é mais importante neste contexto é o preparo adequado do intestino antes de qualquer cirurgia deste tipo, além do preparo da equipe cirúrgica para realizar este procedimento, com a presença de especialistas capacitados para o procedimento. Após o procedimento cirúrgico é recomendado o bloqueio menstrual por três meses com análogos do GnRH, medicações que reduzem temporariamente o nível de estrogênio na mulher.
Se a mulher desejar gestação, é recomendável tratamento dirigido subseqüente para este fim. Caso contrário, é mantido o tratamento com DIU medicado com progesterona ou pílulas anticoncepcionais combinadas. A realização de exercício físico regular e cuidados com o emocional, como com o auxílio de psicoterapia ajudam muito no tratamento. Em situações menos freqüentes, onde houver poucos sintomas, é possível considerar-se o tratamento não cirúrgico, com atenção máxima para estes casos.

_________________
 
Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5705
Idade: 34
Localização: Alemanha
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Dreza em Ter Fev 17, 2009 9:31 am

Eu também tenho a Endometriose, quem tiver essa doença favor escrever tudo o que sabe, o que faz e como esta reagindo ao tratamento.

Começo o meu em Março :O(

Dreza
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 169
Data de inscrição: 10/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Endometriose

Mensagem por Ely em Qua Out 21, 2009 11:13 am

Endometriose

Realizei a videolaparoscopia para realização da biopsia e o médico informou que tenho endometriose. De acordo com os mesmos, a minha trompa esquerda se encontra obstruída e a direira está passando bem pouco. Gostaria de saber o grau da minha endometriose, o tratamento a ser realizado para a minha situação. Ressalto que ainda não tenho filhos e pretendo ter, nesse caso quais sao as minhas chances de engravidar.

Obs.: Tenho 35 anos de idade

Ely
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 2
Idade: 40
Data de inscrição: 21/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por lilix em Qua Out 21, 2009 12:25 pm

@Ely: no texto acima ha algumas explicacoes de tratamentos aconselhaveis, mas o melhor seria verificar com o seu medico quais sao as suas chances, ou o que ele indica.

Caso queria, busque uma segunda opcao! Boa sorte !!

_________________
 
Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5705
Idade: 34
Localização: Alemanha
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Carol em Qua Out 21, 2009 4:50 pm

minha irmã tem endometriose, ela descobriu quando tinha uns 18 anos devido a colicas muito forte no periodo mestrual, na epoca tinhamos pouco recurso não foi possivel tratamento e pelo sus era bem dificil, então a uns 8 meses atras ela fez a cirurgia pra retirar pois já estava muito avançada não tinha tratamento com medicação no caso dela, a 2 meses ela começou tomar umas injeçoes pra eliminar o restante e a medica disse q logo apos essas infeções ela pode começar os treinos para ter bb ela esta com 34 anos, e com muitas esperanças, bjão e boa sorte pra vcs tbm

Carol
Participo com frequencia

Número de Mensagens: 779
Idade: 31
Localização: Brasil
Data de inscrição: 26/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por hkopper em Qui Dez 10, 2009 9:20 am

Olá pessoal! Tenho endo de grau profundo. Foi feita a primeira cirurgia, onde tirei 2 endometriomas do fundo de saco e agora voltou. Realizo uma nova video em janeiro, após minha mestruação. Após 3 meses iniciarei o tratamento de fertilização. Gostaria de saber, se existe alguma ossibilidade de eu engravidar naturalmente durante este mês, com os cistos ainda ou após, durante estes 3 meses seguintes. Sendo que a a minha trompa esquerda ta livre e a direita com hidrossalpinge. Grande abraçooo

hkopper
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 1
Idade: 31
Data de inscrição: 10/12/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por lilix em Qui Dez 10, 2009 11:22 am

@hkopper: devido ao seu quadro, poderia até palpitar que depois do tratamento seje mais adequado uma gravidez seguir em frente. Mas há coisas que nao sabemos. Nosso corpo às vezes reage de forma diferente. De qquer forma torco para que de certo logo de vc ter o seu positivo.

_________________
 
Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5705
Idade: 34
Localização: Alemanha
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ENDOMETRIOSE ai ai ai quantas dúvidas :(

Mensagem por Mili em Sex Jun 11, 2010 3:54 pm

olá pessoal!
Sou a mili, venho de uma situação complicada:
1) sempre tive muitas dores durante a menstruação (acho que antes, durante e depois kkk)
2) fui a uma medica conceituada que mandou fazer todos os exames para sabaer se era endometriose...
3) depois de confirmada a minha endometriose... ela me passou um bloqueio hormonal (leuprorrelina ou LUPRON DEPOT ou qualquer outro similar, inclusive, este remedio é fornrcido pelo SUS, haja vista ser muito caro)
4) iniciei meu tratamento, mas nao me senti segura... Embarassed
5) quando tomei a 2ª dose ( ou seja, mais ou menos 30 dia após a primeira dose), procurei outro medico... ele mandou que eu parasse imediatamente com este bloqueio hormonal ( já que este remedio serve para induzir um especie de "menopausa" para o tratamento da endometriose). verificando os exames ele marcou uma videolabaroscopia.
6) feita a video com as devidas correções para o meu grau de endometriose ( que graças a Deus era leve).
7)hoje estou com 30 dias que fiz a video;
8 ) 60 dias que não tomo mais o bloqueio hormonal e ATÉ AGORA NAO MESNTRUEI... Embarassed ESTOU AFLITA COM ISSO ( TENHO CERTEZA QUE NAO ESTOU GRAVIDA)
PERGUNTO:
ALGUEM JÁ FEZ ESTE BLOQUEIO HORMONAL? QUANTO TEMPO DEPOIS VOLTOU A MENSTRUAR NORMALMENTE?

Abraços.
mili

Mili
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 5
Idade: 39
Data de inscrição: 11/06/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por rozinha em Sex Jun 11, 2010 4:07 pm

Oi, Mili, seja bem vinda.

Não conheço esse bloqueio hormonal. O médico falou alguma coisa sobre o atraso?

_________________
Dindinha do Heitor...
Mamãe de um menino lindo de 8 anos! Feliz!!!

rozinha
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 7991
Idade: 44
Localização: Brasil
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Mili em Sex Jun 11, 2010 4:25 pm

rozinha, ele tá fora em um congresso... mas vi que na bula diz que será regularizado, apenas não fala o tempo.
não é como um anticoncepcional que apos o uso a mesntruação ou sangramento vem naturalmente.
este remedio é para tratamento clinico da endometriose e é realmente um remedio para induzir a menopausa ( o que evita a produção do hormonio que alimenta a endometriose).
quando falei com o medico sobre o bloqueio, ele me mandou parar imediatamente e disse que era só esperar a mestruação chegar!!!
... sei que a menstruação virá... mas a minha preocupação é que assim, nao sei se posso voltar a ovular hoje ou amanhã... ou me 1 ou 2 meses...
realmente me preocupo pq nao posso engravidar antes de dezembro... ja que meu marido ta fazendo a reversão da vasectomia no proximo mes...
e temos que ter um lapso de tempo para os espermatozoides voltarem a normalidade.... bem... vou esperar o medico voltar e perguntar sobre um metodo mais seguro (já que vida de marido e mulher é um problema com a tal da camisinha kkk nao que ele nao queira usar... mas vcs sabem que podemos esquecer ou mesmo brincar um pouquinho mais nas preliminares e já viu, né??? é um risco grande)
sem menstruar... os metodos contraceptivos não podem ser iniciados...
bem... vou esperar...
sim, ALGUEM FEZ A VIDEO LABAROSCOPIA E TB DEMOROU A MESTRUAR DEPOIS DELA???
Abraços e obrigada por responder minha msg Very Happy

Mili
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 5
Idade: 39
Data de inscrição: 11/06/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Betina em Ter Jun 22, 2010 9:33 am

Meninas eu tenho cólicas mto fortes durante o período mestrual. Elas realmente me derrubam e irradiam para as costas a ponto de não conseguir levantar. Ultimamente nem ponstan dá jeito. Agora que parei a pilula as dores da ovulação tbm têm sido fortes. Li aqui e em outros sites que a cólica é um dos sintomas da endometriose. Já fiz várias ultras para investigar isso e nada. Nenhum cisto, mioma, nada. Nenhum médico pediu uma investigação mais profunda.

Será que esse é o meu problema?

Betina
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 3357
Idade: 36
Data de inscrição: 23/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tenho endometriose grau IV, estou triste...

Mensagem por Aly em Sex Jul 23, 2010 8:39 pm

Olá meninas,
Estou muito triste pois hoje fui informada que tenho endo grau IV...
Fiz minha video dia 09/07 mas só hoje conversei pessoalmente com meu gineco.
Terei que passar por uma cirurgia mais agressiva daqui 6 meses, aproximadamente, onde será retirado um nódulo do reto e os órgãos.
O médico disse que terei que tomar 4 doses de Zoladex e estou muito preocupada em relação a isso...
Será que realmente preciso tomar o Zoladex? Não seria melhor fazer logo a cirurgia e terminar com esse sofrimento?

Por favor, me ajudem a sanar minhas dúvidas Sad

Obrigada.

Aly
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 1
Idade: 33
Localização: Joinville-SC
Data de inscrição: 23/07/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Dany30 em Sab Jul 24, 2010 3:17 am

Olá meninas sou nova por aqui, e gostaria da ajuda de vcs tenho endometriose profunda e sofro muito por não conseguir engravidar, daí estou procurando pessoas q tbm sofram desta doença.

Dany30
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 1
Idade: 34
Data de inscrição: 24/07/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Kátia Coelho Fornazier em Qua Out 20, 2010 12:16 am

Olá, descobri que tenho endometriose á dois anos, fui operada em emergência com suspeita de gravides na trompa esquerda, para a minha surpresa além de não ser gravides, retiraram minhas duas trompas; era endometriose bilateral, ainda surpresa com os fatos, começou meu martírio maior. Depois de anos sofrendo de muitas cólicas e hemorragias, quatro meses depois, estava eu de novo na sala de cirurgia retirando o ovario direito com endometrioma. Fraca, com fortes dores, comecei a evacuar sangue. uma colonoscopia mostrava focos de endometriose no intestino. nada parava minha menstruação, foi quando comecei a fazer uso da Zoladex, depois da terceira aplicação fiz uma laparoscopia, além de alguns focos que ainda resistiam e muita aderencia, retiraram meu ovario esquerdo .Já se passaram sete meses, tomei mais duas aplicações de Zoladex 10.8, a útima dia primeiro de setembro, minha ginecologista me mandou fazer uso de um hormonio em adesivo, em duas semanas fiquei menstruada e depois de tanto tempo, voltei a sentir aquela mesma cólica infernal. ela suspendeu e uma semana depois, mandou eu fazer uso de outro hormonio, Tibolona, fiquei menstruada novamente com cólica ainda pior estou no quarto dia consecutivo menstruada e ela mandou continuar.estou assustada, preocupada além de estar sofrendo de novo com fortes dores, enjoo... me ajudem! isso é normal? tenho medo de voltar a sofrer tudo de novo, Filhos? eu já me conformei na Fé em JESUS que não os terei, mais tenho 41 anos, e gostaria de viver sem dores. obrigado

Kátia Coelho Fornazier
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 1
Idade: 45
Data de inscrição: 19/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Jéssica de Luca em Seg Dez 13, 2010 10:30 pm

Vejo sentindo fortes cólicas durante a menstruação. Procurei um médico e após a realização de alguns exames ( o preventivo, uma ultrassonografia e uma trasvaginal) veio a suspeita de endometriose, por último uma ressonancia magnética, que revelou que eu tenho endometriose profunda. Tenho apenas 22 anos e claro, gostaria de ser mãe. Minha médica falou sobre a possibilidade de fazer uma cirurgia, após esta. A possibilidade de ser mãe é diminuida? A probabilidade de infertilidade no caso da endometriose profunda é maior?

Jéssica de Luca
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 1
Idade: 26
Data de inscrição: 13/12/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por lilix em Ter Jan 25, 2011 1:18 pm

@jessica: quem podera lhe responder melhor esta pergunta eh sua medica. Mas eu acredito que haja chance de melhorar o quadro apos o tratamento.

_________________
 
Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5705
Idade: 34
Localização: Alemanha
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Endometriose

Mensagem por Soleluz em Sab Fev 26, 2011 10:01 am

Eu tenho endometriose. Foi difícilal quando descobri.
Operei em dezembro mas antes disto, sofri muito e corria de médico em médico e ninguem descobria. Estava pedindo á Deus quando caí em um hospital que conseguiram saber o que era e depois de quase 01 mês eu operei.
Estava em último grau..já tinha atingido minha bexiga, rins e intestino (palavras do médico). Na cirurgia, ele retirou a que estava no ovário esquerdo maior que uma laranja e até estourou nesse momento quando ele cortou, agora; a do lado direito, ele ficou receioso porque nao tinha certeza se era ovulação ou se era endometriose também e achou melhor fazer exames porque, se tivesse que operar; teria que tirar um pedaço do intestino já que ela estava agarrada ao instestino e ovário. Agora no fim de março, eu vou fazer o tal exame Pingografia (acho que é isso rsrs), ele é que diz o grau da dificuldade de engravidar e depois outro exame pra saber o do ovário direito se deu também endometriose ou nao.
Vou confessar: estou com medo! Saber se posso ou não ser mãe, é difícil! Não é falta de fé em Deus que pode tudo. É medo de descobrir que talvez Ele não queira isso pra mim...sei lá neh... Tenho 31 anos e vou me casar em alguns meses, ou sej; tudo é motivo de expectativas. Meu noivo é um amor, ficou e está do meu lado o tempo todo...Ele já tem 02 filhos e isso diminue um pouco minha preocupação em nao poder dar filhos á ele, mas nao me deixa nenhum um pouco feliz...Quem sabe neh! eitaaaaaaaaaaaa falei de mais para a 1ª vez neh kkkk bjssss Very Happy

Soleluz
Ainda iniciante

Número de Mensagens: 2
Idade: 34
Localização: Beelo Horizonte
Data de inscrição: 26/02/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por lilix em Sab Fev 26, 2011 11:44 am

@Lana: o importante eh acertar no tratamento e depois verificar quais sao as chances de uma gravidez de forma natural ou com tratamento.. Torco para que de certo e que vc possa logo realizar o seu sonho, ser mae. Boa sorte !

_________________
 
Dinda do Heitor, filho da Patyta

lilix
Admin

Número de Mensagens: 5705
Idade: 34
Localização: Alemanha
Data de inscrição: 08/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Lilafp em Sab Fev 26, 2011 8:07 pm

@Soleluz: quais eram seus sintomas antes de descobrir que tinha endometriose??
É que estou investigando tbm pra saber se tenho...
O mais estranho é que não tenho nenhum sintoma, nem físico nem hormonal... apenas um exame de US que fiz recentemente mostrou um possível endometrioma no ovário esquerdo....
Mas como já tive vááááários cistos, estou torcendo pra que esse seja um daqueles funcionais!

Mas com certeza vc vai realizar o seu sonho sim! É só acreditar e correr atrás dele!

Lilafp
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 6388
Idade: 32
Data de inscrição: 27/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Endometriose e Endometriose Profunda

Mensagem por Betina em Qui Mar 17, 2011 10:56 am

Minha maior dúvida é como se descobre a endometriose. Quais exames são necessários, já li que nem sempre exames que não sejam invasivos detectam, algumas pessoas só descobrem com laparoscopia!

Betina
Aqui é como minha casa

Número de Mensagens: 3357
Idade: 36
Data de inscrição: 23/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum